Alegrete implementa novo modelo de reorganização viária na Ponte Borges de Medeiros e acessos ao Parque Ruy Ramos

A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Segurança Pública, Mobilidade e Cidadania, anuncia a implementação de um novo modelo de reorganização viária para a área da Ponte Borges de Medeiros e seus acessos ao Parque Ruy Ramos. A iniciativa, resultado de estudos técnicos e testes práticos, visa otimizar o fluxo de veículos, aumentar a segurança e melhorar a mobilidade urbana na região.

Após a análise de três modelos distintos, o Modelo 2 foi selecionado por apresentar os melhores indicadores de fluidez e ordenamento do tráfego. As principais mudanças incluem:

  • Avenida Alexandre Lisboa: passará a ter sentido único, da Zona Leste ao Centro, até a esquina com atual Black Bar, antigo Boi na Brasa. Neste ponto, será permitida a conversão à esquerda para acesso ao Parque e à Zona Sul, e o seguimento reto pela faixa da direita em direção ao Centro e Zona Norte. O tráfego em frente no sentido Centro/Zona Leste a partir deste ponto será proibido;
  • Rua Dr. Plínio Brasil Milano (em frente ao Clube Sete de Setembro): absorverá o fluxo da Avenida Alexandre Lisboa, permitindo conversões à esquerda e à direita na esquina com o clube sem a necessidade de paradas obrigatórias, reduzindo pontos de conflito com saídas para ambos os lados da Av. Eurípedes Brasil Milano;
  • Avenida Eurípides Brasil Milano: terá sentido único do Centro para a Zona Leste em ambos os lados. O trecho ao lado do Estádio Farroupilha funcionará como via expressa, enquanto o lado oposto, em frente aos banheiros públicos, será adaptado para trânsito lento, com área de estacionamento e sistema de "Traffic Calming", visando atender ao público do Parque Ruy Ramos;
  • Entorno do Parque Ruy Ramos: a circulação de veículos será reorganizada para sentido anti-horário, com um acesso preferencial para retorno à Zona Leste pela via do Estádio Farroupilha.

A principal inovação deste modelo é a eliminação dos "pares obrigatórios" na Ponte Borges de Medeiros, que historicamente causavam retenções e congestionamentos. Com essas alterações, espera-se uma melhoria significativa na fluidez do tráfego, redução dos tempos de parada, aumento da segurança viária e uma organização mais eficiente para o acesso à ponte.

O Secretário de Segurança Pública, Mobilidade e Cidadania, Uiliam Rodolfo Lopes Almeida, especialista em Gestão, Mobilidade e Segurança no Trânsito, destacou que a proposta está alinhada aos princípios da mobilidade urbana, garantindo fluidez e segurança para todos os usuários.

01/Ago/2025 - 10:22