Prefeitura coleta 16.800 pneus no primeiro semestre de 2023
A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Meio Ambiente, coletou 16.800 unidades de pneus inservíveis a reciclagem no primeiro semestre de 2023. Tais pneus foram destinados à RECICLANIP, que os recolhem a partir dos recebimentos que ocorrem todas as quartas-feiras, das 08h às 11h30, no ECOPONTO Municipal (Corredor dos Papagaios).
Os pneus são armazenados até o recolhimento por parte da empresa, que foi criada pelos fabricantes de pneus novos.
As atividades atendem a resolução 416/09 do Conama, que regulamenta a coleta e destinação dos pneus inservíveis, sendo considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo, também conhecida como logística reversa.
Os pneus inservíveis são utilizados para fabricação de diversos artefatos de borracha e servem também como combustível alternativo em fornos de cimenteiras, em substituição ao coque de petróleo.
Também são adicionados à massa asfáltica de pó de borracha oriundo da trituração de pneus inservíveis. O asfalto-borracha tem uma vida útil maior, além de gerar um nível de ruído menor e oferecer maior segurança aos usuários das rodovias, entre outros.
OUVIDORIA
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA