X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
09/07/2019
Secretária de Saúde Apresenta Projeto PlanificaSus para melhorar a Atenção Básica na Fronteira Oeste
A Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, apresentou, na tarde desta segunda-feira, em Alegrete, o projeto da Planificação da Atenção à Saúde para os 11 municípios da área da 10ª. Coordenadoria Regional de Saúde. Conhecido pela sigla PlanificaSus, o projeto é do Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde, (CONASS) e o Hospital Alberto Einsten, de São Paulo, por meio do programa de apoio ao desenvolvimento institucional do SUS (PROADI).

Além da apresentação do projeto, o encontro serviu para pactuar ações com vistas a qualificar as redes de atenção à saúde na região, renovando os processos de trabalho e fortalecendo os serviços prestados nas unidades básicas.

O programa PlanificaSus busca diminuir as filas em serviços especializados de alta e média complexidade, qualificar o acesso dos usuários ao SUS, organizar agendas e outras melhorias na atenção básica. Para a secretária Arita Bergmann, o projeto é uma das principais estratégias para responder às necessidades da população de forma eficiente e resolutiva.

Ao falar na apresentação do projeto, a secretária Arita afirmou que a região será referência na planificação materno infantil com equipes comprometidas em fazerem a diferença.

Não deixou de referir-se à conquista de Alegrete e região do ambulatório de atendimento especializado para gestantes de alto risco na Santa Casa de Caridade. “Que esta região dê identidade a este processo de planificação que é de organizar a rede a partir da atenção à saúde. ” Disse da importância de um olhar de carinho para as gestantes, num momento muito especial para elas.

O prefeito Márcio Amaral, ao se pronunciar, disse do reconhecimento ao esforço que o governo do Estado vem fazendo no sentido de qualificar a saúde. Embora os índices de saúde preocupem, é preciso, no entanto reconhecer os avanços. O prefeito considerou muito positiva a presença da secretária em Alegrete é o governo do Estado indo ver de perto a realidade da saúde, acrescentou.

Logo após os pronunciamentos, ocorreu a assinatura do termo de compromisso celebrado entre o Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde, e os municípios que integram a 10ª. Coordenadoria Regional de Saúde. Alegrete foi o primeiro a assinar, assim como a Santa Casa de Caridade. Pela ordem, foram chamados os representantes dos municípios de Barra do Quaraí, Itaqui, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Gabriel e Uruguaiana.

Ao final, a consultora regional Rita de Cássia, Santos Costa Santa Ana, do Hospital Albert Einstein, parceiro do programa, fez uma exposição detalhada sobre o que é a Planificação da Atenção à Saúde. Definiu que é a qualificação de todos os profissionais para desenvolver as competências, com foco nas necessidades dos usuários. É mudar a forma de atenção ambulatorial, é mudança no modelo de atenção e de gestão, definiu.

O encontro contou com as presenças de prefeitos da região, secretários municipais de saúde da Fronteira Oeste, representantes dos legislativos da região, diretores da secretaria estadual da saúde, da 10ª. Coordenadoria Regional de Saúde. Diretores e representantes de hospitais, representantes do Conselho Municipal de Saúde e imprensa. Houve um momento de arte com a participação do cantor e compositor Lisandro Amaral.

DPCom PMA
Alair Almeida
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
Vídeo Institucional Alegrete

Warning: fopen(contador.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/site/index.php on line 116

Warning: fwrite() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /var/www/html/site/index.php on line 118

Warning: fclose() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /var/www/html/site/index.php on line 119