X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
01/07/2019
Secretária de Meio Ambiente participou de Banca Avaliadora de TCC sobre uso sustentável de garrafas de vidro
A secretária de Meio Ambiente, Gabriella Segabinazi, participou da Banca Avaliadora, do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC do formando em engenharia civil, Charles Severo Cenci, da Unipampa, que sob orientação dos professores Aldo Temp e Simone Venquiaruto, buscou encontrar uma destinação adequada para para sanar uma problemática do município, o descarte de garrafas de vidro. O foco do trabalho foi a produção de pavers ecológicos (blocos de concreto utilizados para pavimentação), através da utilização de vidro moído em substituição a areia natural, o que acarreta em um alto potencial de impacto ambiental, visto que a areia é um recurso natural não renovável.

O discente Charles encontrou melhorias consideráveis em todas as propriedades dos pavers, com 10% e 20% de vidro no lugar da areia, chegando a um crescimento de 21% na resistência exigida a este tipo de pavimento. Em estimativa, a utilização de 20% vidro nos pavers, irá retirar do meio ambiente cerca de 156 toneladas de vidro a cada quilômetro, considerando uma rua de 12m de largura. Charles estuda agora, a comprovação da durabilidade deste material.

No ano passado, através da realização de uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente, Unipampa e empresas da região, foi realizado um estudo para resolver este que é um grande problema ambiental. Este estudo, foi o primeiro trabalho da Universidade Federal do Pampa a aplicar a ciência da universidade na indústria local.

A secretária destacou o trabalho em parceria com a universidade. “É extremamente importante a parceria, universidade, poder público e empresas. Os resultados são positivos na busca de resolver um problema que é muito preocupante, a destinação dos vidros, que podem ser utilizados como matéria prima para fabricação de produtos sustentáveis."

Gabriella disse ainda, que o poder público está à disposição para novas parcerias, como esta.

DPCom PMA
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
Vídeo Institucional Alegrete

Warning: fopen(contador.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/site/index.php on line 116

Warning: fwrite() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /var/www/html/site/index.php on line 118

Warning: fclose() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /var/www/html/site/index.php on line 119