X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
04/06/2019
Aberta a Semana do Meio Ambiente com o foco na Coleta Seletiva
A Semana Municipal do Meio Ambiente foi aberta oficialmente na noite de segunda-feira (3), no auditório da UERGS, com a apresentação do Programa Municipal de Coleta Seletiva, a cargo das secretarias do meio Ambiente e da Infraestrutura e uma palestra sobre Gestão de Resíduos Sólidos.

Ao dar por aberta a Semana do Meio Ambiente, o prefeito Márcio Amaral cobrou maior envolvimento das pessoas por um tema tão importante que é o meio ambiente. Relatou sobre as tratativas para implantação do aterro sanitário regional, com possibilidades de ser em Alegrete, e que vai, entre outras coisas, reduzir substancialmente o custo do translado dos resíduos, atualmente realizado para outros centros de recebimento. Com um volume de 40 a 45 toneladas/dia de resíduos sólidos recolhidos na cidade, o prefeito Márcio foi enfático ao afirmar que não vê outra forma de encaminhar essa questão se não através da conscientização das pessoas.

A Secretária do Meio Ambiente, Gabriella Segabinazi, em breves palavras disse da importância do tema abordado este ano na Semana do Meio Ambiente e o presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, José Wagner Kaehler falou do grande desafio em dar uma solução definitiva aos resíduos sólidos. As gerações futuras vão cobrar essa conta e nossos filhos e netos vão perguntar o que fizemos pelo meio ambiente. Por isso, o tema deverá ser um marco na questão ambiental, afirmou o professor Kaehler.
A Coleta Seletiva

Após os pronunciamentos, houve um segundo momento para a apresentação do Programa Municipal de Coleta Seletiva, elaborado pela Secretaria de Meio Ambiente com apoio da Secretaria de Infraestrutura, que é responsável pela coleta de resíduos sólidos do município. Em virtude da secretária de Meio Ambiente estar afônica, coube à engenheira Michelle Barcelos e o estagiário Yan Silva procederem à explanação do programa. Conforme foi mostrado na tela, 25% dos resíduos sólidos coletados são considerados recicláveis. Sobre a implantação do sistema de coleta, a ideia é de abranger toda a área urbana, o que minimizaria o volume de resíduos no aterro sanitário, mas par a isso é necessário melhorar a questão ambiental e buscar parcerias. É um trabalho em conjunto, não somente do Meio Ambiente, mas da comunidade como um todo, foi dito.
O que ficou claro é de que a coleta seletiva será realizada de segunda-feira a sábado, pela manhã e à tarde, atingindo inicialmente o centro da cidade, a Cidade Alta e o bairro Capão do Angico. A Prefeitura disponibiliza um caminhão de coleta e os containers plásticos para armazenar o lixo reciclável e o lixo orgânico.

Palestra da Noite

A palestra da noite esteve a cargo do mestre Leandro Almeida de Tunes, da empresa Bios Sustent Soluções Ambientais, de Pelotas, que contextualizou a gestão dos resíduos sólidos. Apresentou um case sobre tratamento dos resíduos sólidos em Pelotas, sem antes historiar a evolução do recolhimento e tratamento do lixo no mundo desde os primórdios. À tarde, o tema foi apresentado em forma de oficina para garis, equipes da limpeza e integrantes de cooperativa de catadores, no salão azul do centro Administrativo Municipal.

O slogan da Semana do Meio Ambiente este ano é: você separa, a cidade cresce, a vida agradece, tema escolhido em concurso escolar realizado no ano de 2013 entre estudantes do ensino fundamental do município.


As presenças

Estiveram presentes o prefeito Márcio Amaral, a secretária do Meio Ambiente, Gabriella Segabinazi; o presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, José Wagner Kaehler; representante da Fepam em Alegrete, Marco Antônio Tirelli; secretários municipais Jesse Trindade Santos, do Desenvolvimento Econômico e Turismo; Jetter Danzer de Souza, da Infraestrutura; Iara Caferatti, da Promoção e Desenvolvimento Social; Marcia Dornelles, da Educação, Cultura, Esporte e Lazer; Vaine Marimon, secretária de Finanças e Orçamento; Ida Salbego, Cpers; Maria Isabel Ziane, Movimento Pró-Rio Ibirapuitã ; tenente Mateus Abrahão, 12º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado; Antônio marques, presidente do Conbselho Tutelar; Airton Amaral, presidente do diretório do MDB; Airton Zuchetto Dutra, representando o deputado Frederico Antunes; major Aline Soster Souza, do Hospital Militar; Sandra Freitas e Ana Leães, dos gabinetes das vereadoras Vanda Dornelles e Maria do Horto Salbego, respectivamente; empresário Roberto Pradel; assim como professores e estudantes de Pedagogia da UERGS e público interessado.

DPCom PMA
Alair Almeida
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
Vídeo Institucional Alegrete

Warning: fopen(contador.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/site/index.php on line 116

Warning: fwrite() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /var/www/html/site/index.php on line 118

Warning: fclose() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /var/www/html/site/index.php on line 119