X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
03/06/2019
Turismo Rural na Cascata e Ponte de Pedra redescobre as belezas naturais de Alegrete
O primeiro domingo de junho foi marcado pela realização do passeio turístico rural de Alegrete “Buscando as Próprias Origens”, organizado pela Givi Tur e o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e o Conselho Municipal de Turismo. Foi um dia convidativo para um passeio que ficou marcado na mente e no coração de cada um dos 44 integrantes da excursão.

Em ônibus fretado, o grupo, cedo da manhã, pegou a estrada rumo à Fazenda da Cascata, com uma parada na Lagoa do Parové conhecida pela lenda que fala de seus encantos. Logo em seguida, a chegada na aprazível fazenda onde o grupo foi acolhido pelo proprietário José Paulo Dornelles Fernandes e família.

Os visitantes conheceram as instalações da fazenda que é uma referência histórica na região. Os campos da Cascata formavam a antiga Sesmaria do Parové, sendo adquiridos por Clarimundo e Filhos no ano de 1897 de Luiza Freitas Valle, sendo denominada de Fazenda do Parové. Conforme consta, o atual proprietário adquiriu por compra e herança dos pais Paulino Dornelles Fernandes, casado com Feliciana Dornelles Fernandes. A sede da fazenda foi construída em 1903.

O passeio na fazenda foi inesquecível. Além de conhecerem a cascata existente próximo à sede, considerada a maior queda de água na região, com cerca de 10 metros, o grupo deslumbrou-se com as formações rochosas nos campos da fazenda, conhecidas com as torres de pedra, além de avistarem a rica fauna e a flora da região. Uma lagoa em forma de coração emoldura a paisagem. Convivendo praticamente no pátio da fazenda, um rebanho de capivaras pastava sem se incomodar com o alarido.

Após o almoço, especialmente preparado com a marca da culinária campeira, com direito a sobremesa somente de doces caseiros, os visitantes percorreram as dependências da fazenda, conheceram lareira gigante onde dá para sentir o calor do fogo sentando no seu interior.

O Museu da Cascata

Uma das atrações da fazenda é o Museu da Cascata que teve início com o proprietário juntando peças e ferramentas antigas e depois a vizinhança começou a doar outros objetos ligados à atividade do campo e hoje é um museu com um acervo valioso sobre o que marcou a atividade no campo em tempos passados.

Fundado em 2010, o museu já recebeu a visita de mais de mil pessoas, inclusive de estrangeiros como professores alemães e norte-americanos. O proprietário da fazenda quer ampliar as instalações do museu que já não comporta todo o acervo. Além de documentos com a história da propriedade, o museu tem peças que chamam a atenção: arados de madeira, um baú do século XIX, plantadeiras manuais, material de uso veterinário, ferramenta para construção de cercas, uma das primeiras máquinas fotográficas e utensílios antigos de casa, tudo muito bem conservado. José Paulo, idealizador do Museu, narrou fatos históricos da fazenda, com pitadas de humor que divertiram muito os visitantes.

A Escalada até a Ponte de Pedra

Após uma visita à Casa do Produtor, às margens da BR 290, a excursão seguiu para a última etapa do giro turístico rural, rumo ao Cerro do Tigre onde está a ponte de pedra, mais belo monumento construído pela natureza. Embora o proprietário dos campos onde se situa a ponte de pedra, Caio Nemitz, tenha preparado um melhor acesso da estrada ao pé do morro, a escalada até o topo é íngrime, exigindo muito cuidado e esforço. Mas se torna gratificante pela beleza do local e a oportunidade de contemplar, do alto, a bela paisagem dos campos entrecortados por lavouras e as formações rochosas da região do Tigre. Há sinais de erosão ao redor, mas a ponte de pedra se mantém intacta deslumbrante aos olhos de todos. Um cenário que fica gravado na retina de cada visitante e a ponta de orgulho pela beleza indescritível do lugar. O grupo aproveitou ao máximo para registrar em fotos a verdadeira tomada da ponte de pedra.

É bom lembrar que no ano de 2014 Alegrete teve a experiência de um passeio turístico rural que foi realizado pela agência Orelhana.

Foi um Domingo Espetacular

Para os organizadores do passeio, só satisfação pelo sucesso alcançado. As diretoras da Givi Tur, Gicela Dornelles e Vitória Leal, afirmaram que o giro superou as expectativas. O médico Antônio Roberto Nunes classificou o passeio como maravilhoso. O prefeito Márcio Amaral foi com a família no ônibus, gostou muito do passeio e afirmou que a ideia deve ser ampliada e Alegrete pode explorar turisticamente bem mais as suas riquezas naturais. O secretário Jesse Trindade não perdeu um só momento do passeio registrando em sua câmera as melhores imagens. Quer tocar esses projetos de exploração turística daquilo que Alegrete oferece com as parcerias. O presidente do Conselho Municipal do Turismo, Adão Ramos, resumiu o passeio com uma frase: foi um domingo espetacular.
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
Vídeo Institucional Alegrete

Warning: fopen(contador.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/site/index.php on line 116

Warning: fwrite() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /var/www/html/site/index.php on line 118

Warning: fclose() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /var/www/html/site/index.php on line 119