X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
10/05/2019
I Conferência Municipal de Segurança Pública elencou problemas e prioridades da população
A I Conferência Municipal de Segurança Pública, realizada na Câmara Municipal, na noite de quinta-feira, passou a limpo os problemas da segurança pública na cidade. Durante duas horas, o tema foi abordado de forma ampla, aberta e esclarecedora. As autoridades da área da segurança deram resposta à população das demandas elencadas ao longo das cinco pré conferências realizadas em pontos diferentes da cidade. Na plateia, a presença da totalidade dos secretários municipais, vereadores, liderança empresarial, de bairros, segmentos da comunidade e imprensa.

Coube ao secretário de Segurança Pública, Mobilidade e Cidadania, Luciano Pereira, proceder à abertura da Conferência que foi transmitida pelas emissoras Rádio Tchê Alegrete AM e Minuano FM. Também falou o presidente da Câmara Municipal, Cléo Severo Trindade.

Novo Posto da PRF

De Uruguaiana veio o chefe da 13ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Daniel Viegas Cardoso que trouxe a notícia da mobilização pró construção do novo posto operacional da PRF em Alegrete, em parceria com a Unipampa que vai elaborar o projeto de estrutura com qualidade. Explicou sobre o trabalho de recolhimento de animais e os impasses que surgiram de ordem legal para a transferência do caminhão boiadeiro para a Guarda Municipal que só foram resolvidos no final do mês passado.

A Falta de Efetivo para a Polícia

O delegado regional de polícia, Valeriano Garcia Netto, respondeu à população sobre as reivindicações levantadas nas pré conferências. Conforme disse, a falta de efetivo é o principal entrave no sentido de melhorar a prestação de serviços. De imediato, há a necessidade de vinte policiais para a região, mas o Estado não acenou ainda com essa possibilidade. E a transferência de policiais de outras localidades interessados em virem para Alegrete, depende de influência política, admitiu. O delegado Valeriano mostrou-se preocupado com a renovação do quadro, haja vista que quase metade dos policiais lotados em Alegrete já tem 25 anos de serviço. Firmou o compromisso de fazer a reforça física do plantão da Delegacia de Polícia.

Polícia Comunitária e Patrulha Escolar somente com reforço do efetivo da BM

A respeito das demandas para a Brigada Militar, o tenente Henrique Rocha falou pelo comando local e disse que também esbarra na falta de efetivo e não depende de decisão da corporação local. Em razão disso, a demanda do Posto Avançado da Brigada Militar no Caverá está na dependência de reforço do efetivo, assim como a volta da Polícia Comunitária cuja ideia é ampliar o atendimento além da Zona leste e Cidade Alta. A Patrulha Escolar, um projeto que deu certo, está na dependência de policial habilitado, informou o oficial da Brigada Militar. Outras questões como mais segurança na passarela da Vila Nova e maior presença da Brigada Militar nos bairros foram respondidas pelo tenente Henrique. No tocante à reivindicação de um Batalhão da Brigada Militar para Alegrete, embora seja um pedido da comunidade, deixou transparecer que terá de haver maior mobilização da cidade para sensibilizar o Comando.

Secretário Jetter sinaliza melhorias na Iluminação Pública

A pauta relacionada à Infraestrutura, levantada durante as pré conferências, foi abordada pelo secretário Jetter Danzer de Souza. De forma resumida, respondeu sobre a implantação das calçadas, a legislação existente, iluminação pública nos bairros, o projeto de revitalização da avenida Freitas Valle cujas novas luminárias LED já foram adquiridas, assim como a melhoria da iluminação do Calçadão em que o material também já está comprado. Quanto à avenida Charrua, os postes também já foram adquiridos. O secretário fez questão de esclarecer que os recursos do Fundo de Iluminação Pública são aplicados exclusivamente em iluminação pública.

As demandas da Segurança Pública na palavra do secretário Luciano Pereira

As demandas relacionadas à Secretaria de Segurança Pública, Mobilidade e Cidadania foram muitas e abordadas de forma prática pelo secretário Luciano Pereira. Elencou 18 questões levantadas pela população e deu respostas a todas elas, desde o transporte coletivo urbano alvo de queixas da população diante dos frequentes atrasos de algumas linhas. O secretário foi enfático ao afirmar que toda a vez que houve atraso, as empresas foram autuadas. Reiterou que sairá a licitação para o transporte público e esclareceu sobre a proposta da ligação do centro com o bairro Vila Nova passando no recinto da estação férrea. Essa ideia não vai ser concretizada porque a concessionária Rumo não permitiu, informou o secretário Luciano. No tocante aos problemas de drogas na cidade, o secretário, em sua abordagem sobre o assunto, anunciou possibilidade de ser posto em prática um projeto que prevê o aproveitamento das instalações de um polo educacional desativado no interior do município para colocação de jovens dependentes químicos que teriam tratamento especializado a fim de encararem uma nova oportunidade de vida, além de um trabalho muito forte na prevenção. Quanto aos problemas no trânsito, foi abordado pelo secretário sobre ruas que terão mão única (Maurício Cardoso e Bento Manoel), retirada do semáforo da Bento, na esquina com a Brigadeiro Olivério, inversão da preferencial em algumas vias como a Joaquim Nabuco. Deu explicações sobre o horário de realização da Balada Segura, que segue o rito de outras cidades, fiscalização do transporte público, ampliação da frota e uma exposição mais detalhada sobre animais soltos nas ruas que, conforme disse, não é um problema só de Alegrete. Que o valor da multa aos proprietários de animais foi aumentado, mas que a conscientização dos proprietários desses animais é fundamental em favor de maior segurança e tranquilidade da população.

Ao final, houve uma exposição a cargo do diretor da empresa Defensul sobre o projeto Alegrete Mais Segura que consiste na implantação de câmeras de monitoramento na cidade, seguindo modelos de cidades onde a ideia vem dando certo, que é de uma segurança colaborativa.

Prefeito Márcio Amaral: “estamos avançando! ”

O prefeito Márcio Amaral fez o encerramento da Conferência, elogiando o formato do trabalho realizado que buscou ouvir as demandas da população. Que Alegrete vai avançar ainda mais nesse campo, a fim de proporcionar maior tranquilidade a todos e melhor qualidade de vida.

No dia 24 de maio, será realizado o I Fórum Regional de Segurança Pública, com a participação de autoridades estaduais da área da segurança e educação e lideranças da região.

DPCom PMA
Alair Almeida
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
Vídeo Institucional Alegrete
1

Warning: fopen(contador.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/site/index.php on line 116

Warning: fwrite() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /var/www/html/site/index.php on line 118

Warning: fclose() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /var/www/html/site/index.php on line 119