X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
25/04/2019
Prefeito Márcio Amaral diz no Durasnal que aposta no futuro de Alegrete e na atividade leiteira
A 5ª Semana da Atividade Leiteira de Alegrete, inserida no Programa Mais Leite Alegrete, foi marcada nesta quinta-feira, no CTG Oswaldo Aranha do Durasnal, pela realização da 22. Feira do Gado Leiteiro, organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, Emater, Fundação Maronna e Acripileite.

Produtores em grande número compareceram à abertura oficial da feira que contou com a presença do prefeito Márcio Amaral; secretário de Agricultura e Pecuária, Daniel Gindri; Carlos Suertegaray, chefe do escritório da EMATER; Vilson Puiatti, presidente da Acripileite; José Bonassa, patrão do CTG Oswaldo Aranha e Adriana Vargas, pela Fundação Maronna.

O prefeito Márcio Amaral fez uso da palavra e destacou o trabalho em parceria que supera as limitações e faz acontecer. Ressaltou a participação dos alunos da Escola João André Figueira que usaram de muita criatividade e o apoio dos professores. É preciso investir mais na educação, num trabalho integrado com Infraestrutura, Agricultura e Pecuária para projetarmos um futuro bem mais promissor, afirmou o prefeito. Reforçou ao final que aposta no futuro de Alegrete, na bacia leiteira e na sustentabilidade da atividade rural.

O Programa Mais Leite Alegrete teve também a 10. Gira do Leite discutindo assuntos técnicos, troca de experiências e a mostra da realidade da atividade leiteira no Município, no Assentamento Novo Alegrete, no Tambo São Felipe de José Onitro de Oliveira e Leoni Dambrós de Oliveira; na Fazenda Santa Aurora,com Clauveci e Ivete Cogo e a oficina de derivados realizada no Polo do Durasnal,onde ocorreu o lançamento do livro O Dia da Vaquinha Mimosa, de Fernanda Munhoz Guterres.

O crescimento da Produção Leiteira

Alegrete é um exemplo de como o setor pode se desenvolver a partir do empenho e persistência dos produtores e a dedicação dos técnicos. No ano de 2009, o Município produzia 5 milhões de litros. Houve um crescimento exponencial em relação a 2018, com a produção chegando a 13 milhões de litros. Dados que reforçam o comprometimento dos produtores, superando as adversidades e elevando o potencial econômico do Município, foi dito na ocasião.

Como Sobreviver às Crises do Leite?

Uma palestra a cargo da médica veterinária Angela Balen, Instrutora do Senar e Consultora do Sebrae para as áreas de Bovinocultura Leiteira e Apicultura, abordou a forma de sobreviver às crises do Leite. Questionou durante sua conversa sobre os motivos que levam as pessoas a desistirem de produzir leite, atribuindo ao preço, pouco lucro, gasto com os animais e tempo integral na atividade. Mas que é preciso gostar do que faz. Para sobreviver aos períodos de crise, a palestrante deu dicas práticas e simples aos produtores como maior controle da atividade, racionalização e redução de custos da alimentação do rebanho e apostar no manejo.

Maquetes, Gambiarras e Inventos Agrícolas

A Semana da Atividade Leiteira é marcada pela realização também de concursos de fotografias, desenhos, redação, derivados lácteos, maquetes, gambiarras e inventos agrícolas. Alunos do Polo do Durasnal montaram maquetes retratando a atividade leiteira.
Mas chamou a atenção a exposição das gambiarras e inventos revelando a criatividade dos produtores. Faltando outras “engenhocas’ que ainda não tinham chegado, o concurso tinha a mais diversificada exposição de inventos. Desde o cortador de isopor, o carneiro artesanal para bombar água; misturador manual para tratamento de sementes, vasos hidropônicos para quem viaja e não tem como aguar as plantas ou folhagens; pulverizador manual feito com uma roda de bicicleta capaz de atender áreas de até 5 hectares; enrolador de extensões elétricas, ralador de laranja acionado por um motor de máquina de lavar; um motor de geladeira foi adaptado como compressor que pode encher câmeras de bicicleta ao trator; uma roca com motor de máquina de lavar; arrancador manual de mandioca; prensa para queijo; capinadeira manual e o ovoscópio capaz de detectar se um ovo é sadio ou não.

Conforme Leonardo Cera, da comissão organizadora da Semana da Atividade Leiteira, os vencedores do concurso de gambiarras e inventos agrícolas poderão participar em Rio Pardo da maior feira da agricultura familiar do Estado.

DPCom PMA
Alair Almeida
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
Vídeo Institucional Alegrete

Warning: fopen(contador.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/site/index.php on line 116

Warning: fwrite() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /var/www/html/site/index.php on line 118

Warning: fclose() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /var/www/html/site/index.php on line 119