X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
30/03/2019
Prefeito Márcio Amaral participa da homenagem ao centenário da Matriz e assina lei que autoriza o tombamento
O prefeito Márcio Amaral participou, na noite desta sexta-feira, da sessão solene da Câmara Municipal em homenagem ao centenário de construção do prédio da Igreja Matriz de Alegrete. Proposta pelo vereador Celeni Viana (PSDB), a sessão foi muito concorrida com a presença de expressivas lideranças da cidade e a comunidade católica em peso. O Bispo D. José Mário Angonese, da Diocese de Uruguaiana, autoridade eclesiástica maior presente no evento, acompanhado do Padre Evandro Carvalho, pároco da Matriz.

Em seu discurso de encerramento da sessão solene, que foi presidida pelo vereador Cléo Trindade, o prefeito Márcio prestou o seu reconhecimento aos catequistas e o trabalho maravilhoso que realizam de colocar a semente da fé nas crianças. Márcio lembrou de sua infância quando ia à igreja acompanhado de seus pais. Nessa igreja, disse, foi batizado e depois crismado. Citou que o evangelho é leitura obrigatória pois diz tudo do que precisamos para o dia a dia. Elogiou o trabalho do Padre Evandro pela forma como conduz as missas, tornando a liturgia atraente. A Igreja Católica é uma grande família, completou.

Ao encerrar sua participação, chamou até a tribuna os integrantes do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Alegrete, para a assinatura oficial da lei 6083/2019 que autoriza o Executivo a proceder ao tombamento do templo da Matriz, do Salão Paroquial e a Casa Paroquial, tornando patrimônio histórico e cultural da cidade. Pelo Patrimônio Histórico assinaram Homero Dornelles, Luciano Leães e Ricardo Walau.

O Bispo Dom José Mário, em suas palavras, disse que a comemoração de um centenário é uma grande causa, nobre e justa. É a referência histórica de um povo que caminha. E que a obrigação dessa geração é de entregar melhor aos católicos do futuro esse templo, enfatizou. Para o Padre Eavandro Carvalho, a comemoração dos 100 anos do templo da Matriz não é só da cidade, mas de toda uma região. Agradeceu a todos os que colaboraram para que a Igreja fosse preparada para esta festa, destacando que a religiosidade, fé e o espírito de acolhida é uma marca da comunidade.

Acompanharam o prefeito Luiz Felipe Oliveira, representando a Secretaria de Infraestrutura e Cleide Cáurio, chefe de gabinete e Pollyana Peres, assessora do gabinete.
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
Vídeo Institucional Alegrete
1

Warning: fopen(contador.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/site/index.php on line 116

Warning: fwrite() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /var/www/html/site/index.php on line 118

Warning: fclose() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /var/www/html/site/index.php on line 119