X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
15/03/2019
Emoção e reconhecimento na outorga do Diploma de Mulher Cidadã pela Câmara Municipal
A Secretária de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Marcia Dornelles e a prefeita Cleni Paz da Silva (in memoriam) foram distinguidas, juntamente com outras três homenageadas com o diploma Mulher Cidadã, outorgado pela Câmara Municipal em sessão solene realizada nesta quinta-feira última, alusiva à Semana Municipal da Mulher.

A secretária Marcia foi indicação da bancada Progressista, na área da Educação da Mulher e a homenagem em memória à prefeita Cleni foi feita pela bancada do PDT destacando a Promoção e Participação Política da Mulher. Também foram homenageadas a assistente social Cleidemar Gomes Mota Pereira, na Defesa dos Direitos da Mulher, pela bancada do MDB; a agente penitenciária Administrativa Silvia Raquel dos Santos Cardoso, na área da Saúde e Atividade Comunitária em Prol da Mulher, bancada do PSDB e empresária Gabriela Abi Valle, na área de profissionalização e Emprego da Mulher, bancada do PT.

O plenário da Câmara Municipal acolheu grande público que prestigiou as mulheres homenageadas deste ano. O prefeito Márcio Amaral compareceu acompanhado dos secretários Jesse Trindade Santos, Paulo Salbego, Iara Caferatti, Vaine Marimom, Gabriela Segabinazzi e a Procuradora do Município, Andrea Modesto.

Ao receber o diploma, a secretária Marcia, graduada em Ciências e Matemática, doutorado em Educação pela PUC, recebeu o carinho e apoio dos colegas secretários, de sua equipe pedagógica, da Divisão de Cultura e da EMEI Gente Miúda. Ao agradecer a lembrança de seu nome, disse que recebia a homenagem não pelo que fez, mas pelo fato de ser educadora. Lamentou a tragédia ocorrida em uma escola pública de São Paulo e pregou fraternidade e amor.

Os familiares da Prefeita Cleni Paz receberam o diploma em homenagem póstuma. Um vídeo com depoimento do senador Luiz Carlos Heinze em homenagem à prefeita Cleni foi apresentado na tela.

Coube ao filho, médico e ex-secretário de saúde José Fábio, fazer uma comovente manifestação narrando a trajetória de sua mãe que conseguiu superar todas as dificuldades, passando por verdadeiras provações até chegar à condição de primeira mulher prefeita de Alegrete. Uma mulher que cresceu nas dificuldades, batalhou, enfrentou verdadeiro desafio para estudar, indo a pé ou a cavalo percorrendo de 15 a 20 quilômetros, perdeu seus pais ainda criança, foi criada pela irmã, mas nunca deixou de acreditar. Tornou-se professora, criou e proporcionou o estudo a seus dois filhos, formou-se advogada tendo até de fazer mocotó para pagar seus estudos. Foi vereadora e tornou-se prefeita, com liderança e respeito, tratando todo mundo igual. Enfrentou a doença com muita coragem e determinação até o último momento. O relato do médico e filho José Fábio sobre a história de vida da prefeita Cleni e o seu legado, emocionou a plateia inteira.

O prefeito Márcio, cumprimentou a bancada do PDT pela homenagem à prefeita Cleni e também destacou o depoimento do médico José Fábio ao falar sobre a trajetória de vida de sua mãe. Homenageou as mulheres distinguidas com o diploma do Legislativo.

Em suas palavras, o prefeito disse que “ é preciso entender que a sociedade deve ser harmônica, de respeito ao próximo, porque tudo que desejamos ao próximo desejamos para nós mesmos. A vida é cíclica e precisamos cuidar muito de nossas atitudes”. E finalizou reafirmando que a luta pelos direitos das mulheres precisa ser aplaudida.

A sessão foi conduzida pelo presidente Cléo Severo Trindade.Em nome das lideranças de bancada fizeram uso da palavra os vereadores Celeni Viana (PSDB), Nívea Souza (MDB), Maria do Horto Salbego (PT), Firmina Soares (PDT), Leoni Caldeira (PP).

DPCom PMA
Por: Alair Almeida
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
Vídeo Institucional Alegrete

Warning: fopen(contador.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/site/index.php on line 116

Warning: fwrite() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /var/www/html/site/index.php on line 118

Warning: fclose() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /var/www/html/site/index.php on line 119