X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
15/02/2019
Palestra do professor Nelson Bittencourt sobre neuroeducação encerra Seminário Latino-Americano
O tema palpitante sobre neuroeducação prendeu a atenção do público que compareceu na sessão de encerramento do 20º. Seminário Latino-Americano de Educação, Esporte e Lazer realizado no CTG Aconchego dos Caranchos. O palestrante, professor Nelson Bittencourt, formado em engenharia mecânica e educação física, 20 anos na área da educação e 15 anos na neurociência, em sua conversa com o público, falou de sua inquietude e motivação para o que faz. Estudioso do comportamento humano, definiu que é preciso saber viver da melhor forma possível. E que, através do saber se encontra o prazer.

A sua palestra foi assinalada por muitas frases de efeito e máximas do dia a dia. Com mais de 70 anos, disse que não está ficando velho, mas sim ficando jovem há mais tempo. Ao estabelecer as diferenças entre o cérebro feminino e o masculino, conceituou que não educamos crianças e adultos, educamos o corpo humano. E que a educação muda a postura das pessoas. Que a vida só ensina aquele que quer aprender. O resto, ela doma. E que, na dura competição da vida, algumas vezes você ganha, outras, você aprende. Pregou que é preciso resgatar a criança que existe dentro de nós, num mundo de intolerância. Para o palestrante, a mudança só acontece quando a dor de mudar é menor do que a dor de permanecer o mesmo. Encerrou pedindo que o público definisse em uma palavra o seminário. E o público respondeu dizendo que foi aprendizado, conhecimento, esperança, alegria, mudança, reflexão, consciência.

Antes da palestra de Nelson Bittencourt, ocorreu uma exposição sobre o Programa Saúde na Escola (PSE) que vai desde a situação vacinal até orientações sobre direito sexual e reprodutivo. A exposição esteve a cargo da nutricionista Liliane Goulart que também abordou sobre o programa Crescer Saudável, de prevenção, controle e tratamento da obesidade infantil, para alunos de 5 a 10 anos, numa iniciativa das secretarias de Saúde e de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. O momento de arte a cargo do grupo “Amigos do Ponto”.

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer agradeceu aos parceiros do Seminário que contribuíram, com a sua destacada colaboração para o sucesso do evento: SESC Alegrete, UNIPAMPA Campus Alegrete, UERGS, Sicredi, CTG Aconchego dos Caranchos, UFSM, Igreja Mórmon, Serest Oeste e escolas estaduais Tancredo de Almeida Neves, Salgado Filho e Eduardo Vargas.

DPCom PMA
Por: Alair Almeida
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
Vídeo Institucional Alegrete
1

Warning: fopen(contador.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/site/index.php on line 116

Warning: fwrite() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /var/www/html/site/index.php on line 118

Warning: fclose() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /var/www/html/site/index.php on line 119