X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
17/05/2022
Prefeito Márcio inagura nova sede do Laboratório Municipal
A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inaugurou a nova sede do Laboratório Municipal na última sexta-feira, dia 13/5.

Criado em 1989, o Laboratório Municipal presta cerca de 40 mil atendimentos anualmente e realiza mais de 120 mil exames. A nova unidade, ampla, arejada e moderna, tem 232 metros quadrados de área construída e está localizada na rua Demétrio Ribeiro, região central da cidade.

Foram investidos mais de R$ 650 mil reais na construção da estrutura e agora a Secretaria da Saúde começará a aquisição do novo mobiliário para o prédio, com recursos do Município.

gerencia um sistema de saúde para uma população em torno de 73 mil pessoas (IBGE, 2022) que vivem no Município. É referência, também, para milhares de outras pessoas usuárias dos municípios da região.

Em seu discurso, o prefeito Márcio Amaral reafirmou seu compromisso em qualificar os serviços e garantir o cuidado integral aos cidadãos que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) – em todos os ciclos de vida, desde o nascimento até a terceira idade. “Trabalhamos sempre pela ampliação do acesso à assistência para todas as pessoas, de acordo com as necessidades de cada um. “Mantendo atuação em rede, a Secretaria Municipal da Saúde assume o compromisso com o atendimento integral e permanente aos cidadãos, organizando e ampliando o acesso democrático e de acordo com as necessidades de cada um”, disse o prefeito.

O vice-prefeito Jesse Trindade ressaltou a importância da obra, que vai muito além do concreto. “Aqui estão as bases para cuidar do nosso bem maior: a saúde. A saúde das pessoas, que é o bem mais precioso. Cuidando delas, estaremos construindo um novo futuro”.

A secretária de Saúde Haracelli destacou que após seis anos o Laboratório Municipal terá sede própria, proporcionando uma economia de R$ 6.800,00 em aluguel.

O presidente da Câmara Municipal, Anilton Oliveira, reiterou a importância da obra e da parceria entre os poderes legislativo e executivo.

A coordenadora do Laboratório Patrícia Martinez Oliveira afirmou que “este evento é marcante e importante para todos nós. Só temos a agradecer por essa maravilhosa estrutura que irá proporcionar mais saúde e qualidade de vida para nossa população”.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Luiz Machado de Andrade enfatizou que o laboratório proporcionará mais comodidade e agilidade na coleta e realização dos exames laboratoriais. “Podemos afirmar com toda certeza que este é apenas o começo e inúmeras outras realizações que virão e o Conselho sempre será parceiro para melhorar a vida da população”. ,

Hoje o laboratório conta com cinco bioquímicos, seis atendentes, seis técnicos de enfermagem, um higienista e um estagiário.

Somente no primeiro quadrimestre de 2022 já foram realizados 36.700 exames.
Nesta gestão, começaram a ser ofertados os exames de Albumina, Amilase, Cálcio, Ferro, Magnésio, Lactato Desidrogenase, Proteínas Totais, Proteinúria de 24h e Depuração de Creatinina.
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
#VacinaAlegrete - Covid19
Vídeo Institucional Alegrete