X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
08/04/2022
Prefeitura vai cadastrar catadores de recicláveis e da Coleta Seletiva para formalizar atividade
A Prefeitura de Alegrete, através das Secretarias de Meio Ambiente e Promoção e Desenvolvimento Social irão iniciaram oficialmente nesta sexta-feira (8/4), o cadastramento de pessoas que trabalham de forma autônoma com reciclagem e coleta seletiva no município.

O Programa Municipal de Cadastramento de Catadores de Materiais Recicláveis e da Coleta Seletiva promove a campanha para cadastro de todas as pessoas que trabalham coletando materiais recicláveis no Município. A iniciativa é das secretarias de Meio Ambiente e de Promoção e Desenvolvimento Social e visa ter o registro das pessoas autônomas que atuam nesta área.

Conforme a secretária de Meio Ambiente, Gabriella Segabinazi, o objetivo da campanha é ter esse cadastro para fazer um diagnóstico, e a partir dele, dar suporte às pessoas para que elas possam ser orientadas e inseridas no programa, trazendo conhecimento e melhorias às suas atividades. “É um programa completo, que busca regularização das atividades e também conscientizar sobre a segurança, o manuseio e destinação dos produtos, diminuindo o risco de exposição e contaminação com esses materiais. Já para o meio ambiente, ações como essa promovem menos impactos negativos, quando esses resíduos têm destinação correta”, garante.

A secretária ressalta que “é muito importante ter um diagnóstico desses catadores para a gente se aproximar, enquanto Secretaria de Meio Ambiente, buscando qualificação e capacitação dessas pessoas. Mostrar que, do que muitos consideram lixo, ali existe a possibilidade de trabalho e renda. O objetivo da ação é aperfeiçoar o gerenciamento dos resíduos sólidos na cidade. Os interessados, terão seus cadastros realizados de forma gratuita.

A medida representa um importante passo para a categoria dos catadores, proporcionando a inclusão dos catadores de materiais recicláveis, que é preconizada nas novas políticas de resíduos sólidos. “Neste sentido, é necessário conhecer a situação dos catadores do município, apresentando como é feita a coleta seletiva dos resíduos sólidos secos, mais conhecidos como recicláveis”, argumentou o prefeito Márcio Amaral.

Segundo a secretária de Promoção e Desenvolvimento Social, o, Iara Caferatti, o objetivo do cadastro é criar a ficha social, cadastro único, dos trabalhadores que ainda não possuem, mapeamento das áreas onde trabalham, e também valorizar e profissionalizar os trabalhadores da reciclagem com o objetivo de melhorar a renda e as condições de trabalho desses agentes da coleta seletiva. “Os trabalhadores cadastrados irão receber palestras sobre a regulamentação e formalização do trabalho de catador, poderão participar de outras capacitações referentes à saúde do trabalhador, bem-estar e uso de equipamento e proteção individual, sustentabilidade, funcionamento de políticas sociais e cadastro único, os quais serão oferecidos em parceria com as demais secretarias municipais”, explicou.

O cadastro será feito por servidores das Secretarias de Promoção e Desenvolvimento Social e de Meio Ambiente, além ser feito direto nos CRAS de referência.

Maiores informações: 3961-1682 ou 3961-1719
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
#VacinaAlegrete - Covid19
Vídeo Institucional Alegrete
0