X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
01/04/2022
Museu do Gaúcho e Memorial Ícaro Ferreira da Costa comemoram 18 anos
Foi em 2004, num 31 de março, que foi inaugurado o espaço cultural Museu do Gaúcho e Memorial Ícaro Ferreira da Costa, junto ao Arquivo Histórico Municipal Miguel Jaques Trindade, no prédio do antigo aeroporto. A lei que cria o espaço remete ao ano de 1992, mas sua instalação no prédio atual completa agora 18 anos.

Seu patrono foi um dos mais emblemáticos gaúchos na concepção legítima do homem que cultivava as tradições, fosse nas lidas do campo como na cidade.

As comemorações dos 18 anos acontecerão em maio, durante a Semana Nacional dos Museus, quando as casas de memória no Brasil inteiro elaboram programações específicas.

O Museu do Gaúcho vem passando por um processo de revitalização, mas as visitações permanecem ocorrendo. Em maio, um grande evento está sendo planejado, que deverá marcar uma nova etapa na história dessa importante casa de memória.

Em frente ao Museu do Gaúcho e do Arquivo Histórico, está erguida a escultura "Milonga", do artista Derli Vieira, o Chapéu Preto. O Largo onde estão os espaços culturais é denominado Paixão Cortes, um dos ícones do tradicionalismo. Ali também está a sede da Quarta Região Tradicionalista.

A figura do gaúcho, suas origens, sua evolução no tempo e no espaço, podem ser conferidas no Museu.
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
#VacinaAlegrete - Covid19
Vídeo Institucional Alegrete