X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
31/03/2022
Alegrete desobriga uso de máscaras em locais fechados
O uso de máscaras em locais fechados públicos e privados passa a ser facultativo em Alegrete a partir desta quinta-feira, 31 de março. As exceções são o transporte coletivo e estabelecimentos de serviços de saúde, onde segue obrigatória a proteção. Nas instituições de longa permanência para idosos e pessoas com fatores de risco, casas de passagens, públicas ou privadas, farmácias, consultórios, Santa Casa, UPA, clínicas (fisioterapia, odontologia e etc), ambulatórios, postos de atendimento, públicos e privados; a máscara fica obrigatória.

A decisão foi anunciada nesta manhã em live do prefeito Márcio Amaral, do vice Jesse Trindade, da secretária da Saúde, Haracelli Fontoura e do secretário de Administração, Rui Alexandre Medeiros.
Foram levados em consideração o cenário epidemiológico - vacinação, internação e transmissão. Nas últimas semanas, a prefeitura flexibilizou o uso de máscaras em espaços abertos.

Márcio Amaral destaca que todas as ações em relação à pandemia foram tomadas com responsabilidade e segurança sanitária, baseadas em informações estratégicas e na busca pelo equilíbrio entre saúde e economia. O prefeito ressalta ainda a agenda de diálogo com a sociedade.
“A pandemia não acabou e recomendamos a população que continue se vacinando e se cuidando”, diz.

“O avanço da vacina e os baixos números de internação e contaminação permitem que Alegrete dê esse passo à frente”, afirma o vice-prefeito Jesse.

Cenário favorável
Dados apresentados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) mostram que Alegrete vacinou 100% da população adulta (acima de 18 anos), num total de 57.998 pessoas. No município, 92,3% da população geral, cerca de 67.373 pessoas, receberam a primeira dose e 81% está vacinada com a segunda dose, num total de 59.168. Com a dose de reforço são 55,7%. A prefeitura informa que 100% da população adulta (acima de 18 anos), num total de 57.998 pessoas.

Alegrete também atingiu 75,6% das crianças entre 5 e 11 anos vacinadas com uma dose contra a Covid-19. De acordo com o último levantamento divulgado, 4.556 crianças receberam a primeira dose contra a doença na cidade, do total de 6.028. Com a segunda dose foram 1.398 crianças vacinadas dentro da faixa-etária.

Em Alegrete, a média está acima do índice estadual e nacional. O governo do Estado mostra que apenas 51,7% das crianças gaúchas de 5 a 11 receberam a primeira dose, até a segunda-feira (21). Conforme o Ministério da Saúde, até o momento, 43,4% das crianças brasileiras de cinco a 11 anos foram vacinadas com a primeira dose.

De acordo com a SMS, houve redução de casos confirmados em distintas semanas epidemiológicas consecutivas. A Região 03, composta por Alegrete, Barra do Quarai, Itaqui, Maçambará, Manoel Viana, Quarai, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, São Gabriel, Sant’Ana do Livramento e Uruguaiana também teve diminuição de casos e surtos, em decidiu facultar a decisão do uso de máscaras para cada município.

Os detalhes constam no Decreto 276
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
#VacinaAlegrete - Covid19
Vídeo Institucional Alegrete