X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
08/06/2022
Alegrete sedia 34ª Fenovinos no parque de exposições
A 34ª edição da Feira Nacional Rotativa de Ovinos – FENOVINOS, promovida pelo Sindicato Rural de Alegrete e Associação Brasileira de Criadores de Ovinos – ARCO, acontece de 9 a 12 de junho, no parque Dr. Lauro Dorneles, temo apoio e patrocínio da Prefeitura de Alegrete.

O prefeito Márcio Amaral irá transferir seu gabinete para o parque de exposições. Além disso, a prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, irá promover o 1º Fórum Municipal do Turismo nesta quinta-feira, dia 9, no pavilhão da Feind.

O Casarão do Parque de Exposições será o palco da Assembleia do Consórcio de Desenvolvimento do Pampa Gaúcho - Codepampa, presidido pelo prefeito Márcio.

ANIMAIS
O evento terá a participação de 555 ovinos a prêmio, sendo 432 de galpão e 37 trios de rústicos das raças – Merino Australiano, Ideal, Corriedale, Romney Marsh, Hampshire Down, Texel, Ile de France, Suffolk, Poll Dorset, Border Leicester, Dorper, Crioula e as variedades Naturalmente Coloridas.

A quantidade de animais em julgamento é 47% superior à edição passada e o maior número de animais de todas as edições da Fenovinos. Além do grande número de exemplares a prêmio, a feira já tem uma expressiva quantidade de animais a venda entre remate de raças e rebanho geral, o que já dá a esta edição o título de maior Fenovinos do Rio Grande do Sul. A Estância Silêncio de Santana do Livramento vai ofertar em seu remate, no dia 10 (sexta-feira) 200 fêmeas Poll Dorset.

Paralelo à Fenovinos a Associação Brasileira de Criadores de Poll Dorset vai realizar a sua 1ª Exposição Nacional da Raça.

A programação conta com julgamentos, remates, oficinas e palestras, “serão dias intensos de trabalho e muita movimentação em torno da ovinocultura” diz o presidente da ARCO, Edemundo Gressler, ressaltando o tamanho desta Fenovinos, “ela só cresce e demonstra a importância que tem no calendário de feiras do estado” conclui.

A coordenadora desta Fenovinos pelo Sindicato Rural de Alegrete, Marhta Louzada fala do desafio e da enorme responsabilidade em pactuar com a ARCO e com o setor produtivo de ovinos uma feira com a importância que tem a Fenovinos há apenas 58 dias de sua realização, “superação e trabalho são as palavras que encontramos agora para denominar a 34ª Fenovinos” diz Marta que destaca ainda que o compromisso feito pelo Sindicato Rural de Alegrete através do seu presidente Luiz Plastina Gomes, poderá ser visto por todos que estiverem no Parque de Exposições.

A FENOVINOS

Criada em 1987 pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), a Fenovinos, feira itinerante, tem sido uma das mais importantes exposições de fomento e desenvolvimento da ovinocultura em regiões onde a cultura ainda não está firmada como força produtiva.


Programação

Dia 08 – a partir das 8h – entrada dos animais a prêmio

- a partir das 8h – Curso de Adestramento de cães para pastoreio – Auditório Casarão

Dia 09 – das 8h ao meio-dia – Último prazo para entrada dos animais a prêmio

das 8h às 18h - Fórum Municipal de Turismo
8h – Curso de Adestramento de cães para pastoreio –
Pista de julgamento de bovinos rústicos


8h – Capacitação Técnica em grupo – Sanidade Ovina – Auditório Casarão

14h – Julgamento de admissão dos ovinos a prêmio – Galpão de Ovinos 1

17h30min – Palestra Melhoramento Genético aplicado aos ovinos – Auditório Casarão

Dia 10 – 8h – Início dos julgamentos de Classificação dos Ovinos – Pista Central e Pista de Rústicos

8h – Curso de Adestramento de cães para pastoreio e demonstração – Pista de julgamento de bovinos rústicos

9h – Assembleia Codepampa

19h – Remate Fêmeas da Silêncio / Poll Dorset – Transmissão Lance Rural

Dia 11 – 10h – Abertura Oficial da 34ª Fenovinos

11h – Escolha/votação do município sede da 35ª Fenovinos (2023)

12h – Oficina de Cortes de Carne Ovina – Galpão de Ovinos

12h30min - Churrascão de cortes de carne ovina

14h – Oficina de Certificação da Lã Gaúcha e demonstração da Comparsa Daniel
Duarte

16h – Remate Multiraças e Rebanho Geral – Transmissão Lance Rural

19h – Saída dos animais
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
#VacinaAlegrete - Covid19
Vídeo Institucional Alegrete