X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
20/08/2021
SEDETUR realiza mais uma edição do Turistec com participação de delegação de Rosário do Sul
Nesta quinta-feira, 19, a Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alegrete (SEDETUR), realizou mais um edição do Turistec, da qual participou uma comitiva de Rosário do Sul formada pelo vice-prefeito, Eduardo Ustra Ribeiro, a secretária de Agricultura, Malize Cera Cadore, a médica veterinária e a diretora do Sistema de Inspeção Municipal, Roberta Stein e o técnico da Emater, Moacir Bonotto.

A secretária da SEDETUR, Caroline Figueiredo, fez a recepção da delegação do município vizinho no auditório do Centro Empresarial de Alegrete. Na oportunidade foram apresentados os eixos do trabalho desenvolvido pela pasta, em especial o turismo. Conforme o diretor de turismo da SEDETUR, Leonardo Cera, o TURISTEC trata-se de ações de fomento ao turismo técnico, ou seja, da organização de roteiros para receber na cidade pessoas que venham conhecer processos e atividades que sejam referência, como cases de sucesso.

Um dos objetivos da visita do grupo foi conhecer sobre o projeto Turismo Rural, bem como o funcionamento das agroindústrias locais. Pela manhã, a fiscal ambiental Gabriela Weiler e o médico veterinário Gabriel Charão, ambos da Secretaria de Agricultura e Pecuária de Alegrete, apresentaram sobre o funcionamento do Sistema de Inspeção Municipal (SIM). Na sequência a responsável técnica e médica veterinária, Claci Eli Temp, fez uma apresentação sobre o frigorífico de ovinos e suínos Coxilha Vermelha, sendo este o maior do Rio Grande do Sul, e o único no Brasil credenciado para abate de carne ovina no sistema Halal, e exportação para países mulçumanos.

A primeira visita técnica do grupo foi na agroindústria de linguiça e charque da Casa do Frango, onde foram recepcionados pelo proprietário Pedro Pandolfi. Todo o processo de produção foi explicado pela responsável técnica Claci Temp. Ainda pela manhã, o prefeito de Alegrete Marcio Amaral, e o vice-prefeito Jesse Trindade recepcionaram a comitiva no Centro Administrativo, no qual foi conversado sobre potenciais regionais e entregue um mimo aos visitantes.

O almoço foi no restaurante Tradição, parceiro dos projetos do Turismo. Também acompanharam o grupo o técnico da Embrapa Arroz e Feijão, Jerry Adriani Cordeiro de Souza e a Coordenadora de Projetos do Turismo, Andréia Brandolt Marconato Vargas. O grupo foi recebido na Casa do Artesão, pela vice-presidente Maria Aparecida Bukowski e pela tesoureira Giovana Machado Corrêa, da Associação dos Amigos da Casa do Artesão de Alegrete (AMICART).

Na sequência o grupo visitou o estabelecimento Luz do Pampa do casal Fernanda Pedroso Saldanha e Ederson Lara Machado, que possuem como carro chefe a produção de ovos crioulos a partir do sistema de produção de galinhas livres da raça ISA Brown, e também a agroindústria Milkeria Sobrado, local que guarda ruínas jesuíticas, onde os visitantes podem ter o contato com a história de mais de 400 anos e saborear os diversos produtos derivados lácteos produzidos na propriedade. Ambos os empreendimentos estão participando do Projeto Turismo Rural desenvolvido em parceria pela SEDETUR, Sindicato Rural de Alegrete (SRA) e SENAR-RS.

A próxima visita foi na Casa do Mel, local onde os sócios da Associação dos Apicultores de Alegrete (AAPIA) utilizam para extração e envase do mel produzido no município. O vice presidente da associação Rene Aurélio mostrou o funcionamento do local e comentou sobre a comercialização do mel.

Por fim, o grupo visitou a propriedade de Devalci Cogo e Tânia Cogo no Durasnal, que trabalha com produção de leite. A propriedade é pioneira em tecnologia e inovação na cidade, investindo no primeiro sistema de produção Compost Barn e em um robô para fazer as ordenhas de forma automatizada. Conforme Devalci, os investimentos são altos, porém a produção aumentou consideravelmente, cobrindo os custos de produção e deixando maior margem de lucro para a família, que também se destaca pela sucessão familiar, no qual os filhos do casal tocam o negócio familiar junto com os pais.
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
#VacinaAlegrete - Covid19
Vídeo Institucional Alegrete