X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
28/07/2021
Prefeito Márcio Amaral recebe representantes da família Aranha
O prefeito Márcio Amaral recebeu na manhã de terça-feira, 27, em seu gabinete, Patric Arend Lüderitz representando a família Aranha, que esteve com seus familiares visitando o Museu Oswaldo Aranha.

Na reunião com o prefeito, o vice-prefeito Jesse Trindade, a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Ângela Viero, a diretora de Cultura Andrea Oliveira, a coordenadora de Gestão e Manutenção dos Próprios Municipais Gabriela Marçal e o Procurador Geral do Município Daniel Rosso, foram abordadas questões sobre as possibilidades de uma futura restauração no museu Oswaldo Aranha.

Na ocasião também houve uma reunião por videoconferência com o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) Leonardo Maricato, na qual foi tratado com o Instituto as possibilidades de uma futura restauração do prédio.

O Museus Oswaldo Aranha

Segundo o IPHAE o prédio do Museu Oswaldo Aranha é do fim do século XIX, sendo que pertenceu ao casal Manoel de Freitas Valle e Luiza Jacques, tios maternos de Osvaldo Euclides de Souza Aranha. Oswaldo Aranha foi político, diplomata e ministro nos governos de Getúlio Vargas. Foi embaixador em Washington entre 1933 e 1937 e Ministro das Relações Exteriores em 1938. Já em 1947, teve participação destacada na Organização das Nações Unidas para a criação do Estado de Israel.

Em 1981, o imóvel foi vendido à União, tendo como adquirente a Fundação Nacional Pró-Memória, vinculada ao Ministério da Cultura, hoje IPHAN. Em 20 de outubro de 1988 foi feito um Termo de Cooperação Técnica entre a Fundação Nacional Pró-Memória, o município de Alegrete e a Fundação Educacional de Alegrete, visando a implantação do Museu Oswaldo Aranha. Em 2014 o prédio foi tombado por sua importância cultural.
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
#VacinaAlegrete - Covid19
Vídeo Institucional Alegrete