X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
18/01/2022
Prefeitura de Alegrete debate planejamento e reforço de ações para combater queimadas
O prefeito de Alegrete, Márcio Amaral, coordenou na manhã desta terça-feira (18), no salão do Centro Administrativo, reunião para discutir as situações das queimadas e possível formatação de um Plano Municipal de Combate às Queimadas, através de um comitê local. “Um movimento que tem como destino a consciência, não tão somente o combate ao fogo, com certeza os resultados serão mais exitosos. Sabemos que, infelizmente, um pequeno percentual acaba tendo parcela de responsabilidade na incidência desses acontecimentos. Por isso, a insistência na sensibilização das pessoas para não botar fogo no lixo, nos entulhos, enfim, todos tem que fazer a sua parte”, disse Amaral.

Na reunião, o prefeito ponderou que o Plano deverá contar com reforço para as ações preventivas. “Isso demonstra a vontade de fazer e que estamos fazendo. A gestão trabalha para oferecer saúde e segurança a toda população. Nós estamos fazendo o possível para articular recursos nas esferas estadual e federal para auxiliar nos prejuízos dos produtores atingidos, sejam pequenos, médios ou grandes”, acrescentou o prefeito.

Amaral garantiu o encontro teve como objetivo debater os principais pontos de um futuro plano e alinhar as medidas necessárias. Para ele, é preciso criar um instrumento de gestão de risco, possibilitando aos gestores públicos a adoção de medidas de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, com o objetivo de minimizar os efeitos tanto da estiagem quanto das queimadas. “Não adianta após a primeira chuvinha a gente esquecer o que estamos combinando aqui”, frisou.

O coordenador regional da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Antonino Oliveira, destacou que é esperado um ano difícil em relação às queimadas. "Ao que tudo indica teremos um ano muito difícil, com o aumento de registros de queimadas e se faz ainda mais necessária uma ação intensa e conjunta. O Governo do Estado está à disposição desta importante região”.

A atividade contou com a participação do presidente do Sindicato Rural, Luiz Plastina Gomes, que ressaltou a importância de muitos voluntários nas ações de combate aos incêndios e a necessidade de investigações profundas para descobrir as causas das queimadas. “Esperamos e cobraremos investigações das nossas autoridades. Temos que melhorar a estrutura, óbvio que sim. Nossos produtores passaram por grandes perdas. A cidade pode contar com o Sindicato Rural para o que precisar, seja na criação de um plano de contingência ou até mesmo na busca por ampliação de efetivos”, comentou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Anilton Oliveira destacou o documento entregue pela Frente Parlamentar da Agropecuária. Com diversos pontos considerados prioritários, dentre os quais a organização de um gabinete de crise.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Daniel Gindri enfatizou a preocupação do prefeito Márcio Amaral na elaboração de práticas efetiva de controle as queimadas. “Devemos centralizar as ações para que todos trabalhem com mesmo objetivo. Precisamos enaltecer Alegrete. Nos últimos meses criamos mais de 200 açudes. Estamos com a previsão até o fim de 2022 a perfuração de 9 poços artesianos. Cada custa para o município mais de R$ 100 mil. A reunião de hoje é um plano que irá envolver todas forças vivas da comunidade, pois além de treinamentos e prática executada pelos bombeiros, tem que ser trabalhada a educação ambiental. São ações que devem andar juntas”, esclareceu Gindri.

Já o Corpo de Bombeiros ressaltou o alerta na região de Uruguaiana, Alegrete e Livramento, pela extensão territorial e alto número de ocorrências.

Participaram ainda do evento a secretária de Meio Ambiente, Gabriella Segabinazi, o diretor de gabinete, Everton Vilaverde, os vereadores João Leivas, Cléo Trindade, Vagner Fan, Glênio Bolsson, Dileusa Alves, Luciano Belmonte e Itamar Rodriguez, além de representantes da Defesa Civil, Exército, Polícia Civil, Brigada Militar e Polícia Rodoviária Estadual.
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
Vídeo Institucional Alegrete 2021
#VacinaAlegrete - Covid19