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NOTÍCIAS
30/12/2021
Procon divulga relatório de atendimento no ano de 2021
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, através do Procon, divulgou o último relatório do ano de 2021, nesta quinta-feira, 29, em que foram realizadas pelo órgão 22 mil orientações e encaminhamentos, desde o início de janeiro de 2021, incluindo presencialmente, pelos telefones e via e-mail.

O setor que lidera em quantidade de reclamações é o financeiro, com um percentual de 45 por cento das demandas. Esta modalidade de reclamação inclui temas, desde negociação de débito, até informações de negativação do CPF, processos pendentes em agências bancárias, empréstimos, cobranças indevidas e financiamentos.

Em segundo lugar, entram as reclamações sobre serviços essenciais, as quais incluem a energia elétrica, a água, o telefone fixo e móvel. Os maiores problemas dos consumidores decorrem de contratos abusivos, planos de telefonia e internet não solicitados, atingindo um percentual de 35 por cento das demandas.

Outros temas atendidos pelo Procon, foram relacionados a garantias de produtos, como compra por meio da internet, planos de saúde, problemas com passagens aéreas, eventos não realizados por conta da Pandemia, habitação e alimentos, estabelecendo um percentual de 20 por cento das demandas.

O Procon também realizou vários eventos em 2021, como Palestras Educativas, a Operação de Páscoa, juntamente com a Vigilância Sanitária, a Operação "Petróleo Real”, em conjunto com a Agência Nacional do Petróleo-ANP, Inmetro e Polícia Civil.
Além disso, foram realizados o Feirão Limpa Nome, com a presença do Caminhão da Caixa Federal, a Descentralização dos Serviços, através de sua Unidade Móvel, além de várias fiscalizações por meio de denúncias que resultaram em multas, resultando em, aproximadamente, R$ 150.000,00 depositados no Fundo Municipal de Defesa do Consumidor.

Houve também um trabalho constante do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor, que respaldou o Procon em todas as suas ações, no sentido de supervisionar, orientar e dar o parecer sobre todas as demandas que envolvem questões jurídicas e financeiras.

O Procon já possui projetos para o ano de 2022, como a criação do Núcleo dos Consumidores Endividados, a Rua do Procon, o Projeto Educação Financeira e dar continuidade aos projetos que obtiveram um grande êxito neste ano.
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