X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
28/12/2021
Secel apresenta suas realizações em meio a um período marcado por desafios da pandemia
A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do Município (Secel) encerra 2021 com muito a comemorar. Foi um ano de enormes desafios, com a pandemia atingindo a todos e obrigando os gestores a se reinventar. As aulas presenciais foram retomadas apenas em maio, com uma delicada logística para proteger alunos e professores.

Uma das grandes conquistas do ano foi a implantação da Plataforma de Tecnologia Educacional Clickideia, com formações para todos os professores e gestores da Rede Municipal de Ensino, sendo os pioneiros no Rio Grande do Sul.. A plataforma passou a oferecer suporte para os estudantes e professores da rede pública municipal. A pandemia ensinou sobre a importância de estarmos atentos e preparados para dar suporte às crianças e jovens: 33 escolas, 405 professores e 3.840 mil alunos passaram a ser beneficiados com o novo sistema. Também foi realizada a revitalização e manutenção dos equipamentos tecnológicos das escolas de toda a rede.

A Secel retomou o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, que trabalha o empreendedorismo social, tendo sua culminância nos meses de novembro e dezembro com apresentação dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo.

Nessa mesma linha, o Programa Cidade Empreendedora – Eixo Educação, desenvolvido em parceria com o Sebrae, teve como propósito transformar jovens em cidadãos mais preparados para os novos desafios da sociedade, entendendo o empreendedorismo como um jeito de ser no mundo. Implantado em julho de 2021, contou com diversas oficinas.

A Secretaria também desenvolveu o Programa de Educação Fiscal, em parceria com a Secretaria de Finanças, mostrando de forma diferente e divertida, a importância da Educação Fiscal para a conscientização do que é ser cidadão, visando a formação de um adulto que sabe a importância dos tributos para a transformação social na construção de uma sociedade mais justa, livre e solidária trabalhando o principal objetivo do Programa que é a conscientização do que é ser cidadão.

Para finalizar o ano, mais uma grande notícia: alunos da rede de ensino municipal de Alegrete vão iniciar 2022 com o uso de uma ferramenta adicional que contribuirá no processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de Chromebooks, equipamentos adquiridos pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que serão repassados às escolas. Inicialmente, 500 chromebooks foram recebidos e irão para distribuição aos alunos das escolas municipais, EMEBs e polos educacionais.

Citadino

Controlada a pandemia a nível de Município, foi possível realizar mais uma edição do Citadino. Num primeiro momento, sem a presença do público. Na sequência, com novos protocolos vigentes, a comunidade pode assistir e prestigiar a fase final da competição de futsal, realizada em parceria com o Sesc.

Cultura

Na Cultura, a Secretaria se manteve sempre ativa. Houve a retomada dos Briques da Praça, uma intensa programação alusiva ao Bicentenário de Anita Garibaldi simultânea às comemorações de aniversário da cidade e neste dezembro, a alegria do Natal Iluminado, com o largo do Centro Cultural recebendo desde recital de piano até o melhor da arte gauchesca, passando por apresentação do Coral de Alegrete, lançamento de livros e espetáculos de dança.

Foram realizadas diversas ações com envolvimento cultural. Aqui foram elencadas algumas ações importantes. Com a pandemia e sua evolução ou involução, eventos de grande porte não puderam ser planejados. Não havia, por exemplo, como contratar a estrutura de uma Feira do Livro pelo processo de tempo necessário para a organização, sem a certeza dos números e protocolos da pandemia.

No primeiro ano do novo mandato de Márcio Amaral, com todos os revezes, cuidados e preocupações da pandemia, a secretária Ângela Viero teve firmeza nas suas decisões e a Secretaria encerra o ano com saldo extremamente positivo.
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
Vídeo Institucional Alegrete 2021
#VacinaAlegrete - Covid19