X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
23/10/2021
190 anos de Alegrete: Projeto Cultura na Praça: Alegrete terra dos poetas e Palco Baita Cultura aconteceram na tarde de sexta-feira
A Prefeitura de Alegrete promoveu na tarde de sexta-feira, 22, na praça Getúlio Vargas, eventos culturais que fazem parte da programação do aniversário de 190 anos de Alegrete. Os eventos foram coordenados pela Diretoria de Cultura e Biblioteca Pública Mário Quinta da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

Às 14h aconteceu o lançamento do Projeto Cultura na Praça, com a mostra do Projeto Cultural “Alegrete Terra de Poetas: do campo à cidade”, alusivo aos 115 anos do poeta Mário Quintana e os 40 anos de publicação do livro póstumo do poeta João da Cunha Vargas. O objetivo do projeto cultural era incentivar e promover a produção poética e literária local, por meio de texto ou imagem, principalmente entre crianças e adolescentes. Bem como, valorizar e reconhecer grandes nomes locais da poesia nativista/tradicionalista e urbana: João da Cunha Vargas e Mário Quintana. Participaram estudantes da rede municipal de Alegrete nas categorias escrita e desenho.

A comissão julgadora foi composta por Ilva Maria Borba Goulart, professora de História, funcionária pública aposentada. Por 13 anos foi coordenadora da 4ª Região Tradicionalista. Atualmente é vice-presidente de administração e finanças do MTG e presidente da Escola de Samba Unidos dos Canudos, pelo advogado Sthefano Marçal Jacque que é Peão Farroupilha da 4ª Região Tradicionalista e do Rio Grande do Sul e atualmente assessor jurídico do MTG, e por Marco Saldanha Jr., coordenador da 4º Região Tradicionalista.

Foram premiados com 1º lugar os estudantes da rede municipal, de 6 a 15 anos, nas categorias:

Desenho : 1º ao 3º ano - EMEB Silvestre Gonçalves - Estudante Natalia Nunes.
Desenho: 4º e 5º ano - EMEB Marcelo Faraco - Estudante Érica Eduarda dos Santos
Poesia: 6º e 7º ano - EMEB Silvestre Gonçalves - Estudante Maria Helena Becker
Poesia: 8º e 9º ano - EMEB Honório Lemes - Estudante Eduardo Giovani Souza
A premiação ocorre no dia 24, na cerimônia de benção da cidade e apresentação do Coral de Alegrete, em frente ao Palácio Ruy Ramos, às 19h.


O Palco Baita Cultura aconteceu às 19h, no mesmo local, com apresentações multiculturais de artistas locais. Estiveram presentes os secretários de Meio Ambiente Gabriela Segabinazi, Infraestrutura Mário Rivelino, de Segurança, Mobilidade e Cidadania Rui Alexandre Medeiros, de Desenvolvimento Econômico e Turismo Caroline Figueiredo, de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Ângela Viero, de Promoção e Desenvolvimento Social Iara Caferatti Fagundes, os vereadores João Leivas e Itamar Rodriguez, a tenente Amanda do 6º RCB representando o com. coronel Froes, representantes das famílias de Mário Quintana e de Oswaldo Aranha e o vice-prefeito Jesse Trindade.

Apresentaram-se: do Projeto Seguimos Sonhando Mariana Padilha que cantou e foi acompanhada por Leo Nunes, Guilherme Rossi que realizou uma apresentação de gaita de botão, Miguel Leite 1º Pia Farroupilha da 4ª Região que cantou acompanhado na gaita por Érica Gripa, o grupo CAID Dance apresentou um flash mob, Marco Saldanha Jr. coordenador da 4ª Região Tradicionalista declamou uma poesia de João da Cunha Vargas. E a Invernada Juvenil do Grupo Nativista Ibirapuitã encerrou as apresentações com duas danças.
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
#VacinaAlegrete - Covid19
Vídeo Institucional Alegrete