X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
27/09/2021
Alegrete comemora o Dia Mundial do Turismo com lançamento da Rota das Estâncias do Pampa
A Prefeitura de Alegrete, através da SEDETUR e parceiros, realizou o primeiro Caminho da Rota Estâncias do Pampa em homenagem ao Dia Internacional do Turismo comemorado nesta segunda-feira, 27. Conforme a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Caroline Figueiredo, “realizar o lançamento do primeiro produto do Turismo Rural neste domingo, 26, foi um importante passo do Programa Municipal de fomento a este setor econômico que retoma as suas atividades com outro olhar", destacou.

Os visitantes foram recepcionados na Estância Sá Brito por um dos proprietários, Luiz Plastina Gomes e sua família. A organização interna do evento ficou a cargo da 4ª geração da família, sob a coordenação das primas, a gastróloga Clarissa Gomes e a psicóloga Juliana Gomes.

O grupo realizou uma visita guiada, com a explanação da história da propriedade, e após foi servido um típico churrasco. O estabelecimento participa do programa de capacitação do Turismo Rural promovido pelo SENAR-RS, em parceria com o Sindicato Rural de Alegrete e com a Prefeitura Municipal de Alegrete.

A Estância Sá Brito é uma das mais antigas da região dos pampas, conforme os proprietários. O nome da propriedade dá-se devido ao ex-proprietário Francisco de Sá Brito, o qual foi advogado e deputado provincial do Rio Grande do Sul no período Imperial. Francisco de Sá Brito teve participação importante na Revolução Farroupilha, e ao lado de José Pinheiro de Ulhôa Cintra, José Mariano de Matos, Serafim dos Anjos França e Domingos José de Almeida, foram os autores da Constituição da República Rio-Grandense promulgada em 1843 na cidade de Alegrete, que tornou de fato o Rio Grande do Sul independente do Brasil. Aquela carta foi a primeira de toda a América Latina com viés republicano, antes desta somente a Constituição dos EUA em 1787.

Na história da propriedade, ainda há fatos que remetem ao período jesuítico por volta de 1600, a Guerra da Cisplatina pela disputa da região entre portugueses e espanhóis e até uma leitaria por volta dos anos 1900, para produção de queijos que eram exportados através da viação férrea, na época com o uso do trem Maria Fumaça. Atualmente a Estância Sá Brito contempla cerca de 5 mil hectares e trabalha principalmente com produção pecuária de bovinos, ovinos e equinos, e com lavoura de arroz, sendo referência na raça Charolês de produção de carne, e do Cavalo Crioulo para lidas campeiras.
O Prefeito Marcio Amaral, que participou da atividade, comentou que o turismo tem grande potencial na região, desde o valor cultural e histórico até a natureza e suas paisagens exuberantes do Pampa, capaz de fomentar a geração de empregos, o incremento de renda das propriedades rurais e a sucessão familiar.

A atividade se encerrou com uma caminhada por uma trilha dentro da mata nativa, às margens do rio Ibirapuitã, culminando com o oferecimento de um piquenique de produtos da terra. Na oportunidade, o biólogo Oziel Soares fez uma demonstração do serviço disponibilizado de observação de aves na Área de Proteção Permanente (APA) do Ibirapuitã.

Conforme o Diretor de turismo da SEDETUR, Leonardo Cera, a empresa alegretense GIVITUR que trabalha com turismo receptivo, irá comercializar pacotes de visitação em parceria com propriedades participantes do Programa Turismo Rural, e da mesma maneira outras empresas que desejarem ser parceiras do programa podem procurar a SEDETUR.
Galeria
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
#VacinaAlegrete - Covid19
Vídeo Institucional Alegrete
0