X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
29/06/2021
NOTA DE ESCLARECIMENTO - PLANTÃO SOCIAL
A Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social esclarece que dispõe do serviço de Abordagem Social desde 2017, ampliado e adequado em 2020, o qual é vinculado a Casa de Passagem Antônio Rogoski.

Estes profissionais, realizam diariamente abordagens em locais determinados, bem como, em situações de denúncias e encaminhamentos da comunidade, sobre pessoas em situação de rua, bem como moradores de rua. Este importante trabalho é articulado com a Secretaria de Saúde, pois em muitos casos, há demandas de uso abusivo de álcool e outras drogas, bem como rompimento de vínculos familiares.

São oferecidos a estes usuários, o acolhimento na Casa de Passagem, a qual funciona 24 horas, ininterruptamente, oferecendo refeições, agasalhos e local adequado para dormir.
Necessário ainda pontuar, que mesmo diante das referidas abordagens, há o direito inalienável das pessoas permanecerem na rua, apresentando recusa ao atendimento. Isso precisa ser respeitado, ou seja, as ações não podem se dar de maneira coercitiva. Dentre os objetivos da rede de proteção e promoção social, temos de fortalecer os vínculos familiares e comunitários, com perspectiva de recuperar a autoestima, estabelecer identidades, referências e valores, permitir o acesso ao rol de direitos elementares da cidadania. Isso requer um extenso trabalho, atento as complexidades dos problemas que se desenvolvem historicamente em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal, fortalecer vínculos familiares e comunitários. Oportuno informar à comunidade alegretense, que a Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social, da Prefeitura de Alegrete, nunca buscou justificar nenhum acontecimento trágico ocorrido em nossa cidade, até porque nos últimos anos tornou-se algo muito raro em nosso Município. Mas, muitos querem medir um trabalho inteiro por uma discrepância, que muitas vezes, foge ao nosso alcance, enquanto a média é ignorada.

Este importante trabalho é valorizado e reconhecido pela própria comunidade, ao que, não será desqualificado por notícias distorcidas, fake news ou opiniões tendenciosas.

Atenciosamente e nos colocando à disposição da comunidade,

Iara Caferatti Fagundes,
Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social de Alegrete/RS.
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
#VacinaAlegrete - Covid19
Vídeo Institucional Alegrete