s
X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
21/05/2020
Coleta Seletiva em Alegrete completa oito meses com avanços, mas precisa de mais conscientização
A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Meio Ambiente, fez um balanço dos primeiros oito meses de funcionamento da coleta seletiva na cidade. O sistema apresenta significativos avanços, em que muitas pessoas já possuem o hábito da separação dos resíduos. Mas a equipe da coleta, composta por um servidor do Meio Ambiente e três da Infraestrutura, têm detectado ainda muita mistura nos contentores.

A coleta seletiva foi implantada em setembro de 2019, abrangendo as principais ruas do centro e cidade alta, através de dois sistemas: em algumas ruas, houve a alocação de contêineres para que as pessoas descartem os resíduos recicláveis no azul e os orgânicos no marrom. Em outras ruas, no entanto, não há implantação dos contêineres, por isso o descarte deve ser feito em recipientes, sacolas ou embalagens identificadas como resíduos Secos/Recicláveis e ser colocado na rua o mais próximo possível do horário da coleta.

O município realizou chamamento público para habilitação de cooperativas ou associação de catadores para receberem os materiais recicláveis, sendo habilitadas uma associação e uma cooperativa. Com isso, todos os resíduos coletados são entregues a essas entidades que, em seus locais de triagem, realizam uma segregação mais criteriosa do material recolhido. Esses resíduos, uma vez selecionados, são comercializados com as empresas recicladoras, gerando trabalho e renda às pessoas envolvidas, além de contribuir para significativa redução na quantidade de material enviado ao aterro.

O prefeito Márcio Amaral considera que a maior adesão da população à prática de separação dos resíduos sólidos, é uma demonstração de consciência da sociedade sobre seu papel na preservação do meio ambiente e que a ação de cada um é fundamental para avançarmos neste sentido.

Para a secretária Gabriella Segabinazi, ainda falta um pouco mais de conscientização e o auxílio da população é muito importante para garantir a eficácia da coleta.


A Importância em reciclar

A reciclagem é um instrumento considerado importantíssimo na Política Nacional de Resíduos Sólidos não só na esfera ambiental, mas também por exercer um impacto social e econômico. Antes da implantação, houve um trabalho desenvolvido pelo de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, juntamente com servidores da Secretaria de Infraestrutura e integrantes das cooperativas, sobre como seria a coleta. Foi um esforço feito em conjunto para que a população já tivesse consciência de como deveria ser realizada a separação e o descarte de seus resíduos. Também foram realizadas atividades educativas na Sala Verde do Porto dos Aguateiros, assim como palestras em escolas, instituições e empresas, ampliando o grau de conscientização junto à população.

Descartando corretamente os resíduos

LIXO SECO (RECICLÁVEL)
Todos os resíduos recicláveis devem ser limpos e descartados nos contentores azuis:
Metal (Latas de alumínio de bebidas, latas de condimentos)
Papel (Jornais, revistas, embalagens de papelão, caixas, panfletos, embalagens Tetra pak)
Plástico (embalagens plásticas, garrafas pet, sacolas plásticas, recipientes plásticos em geral)
Vidro (garrafas, copos, frascos)

LIXO ORGÂNICO (ÚMIDO)
Todos os resíduos úmidos devem ser descartados nos contentores marrons:
Restos de alimentos, cascas de frutas, cascas de ovos, fezes de animais, borra de café, erva-mate, papel higiênico, lenços, fraldas, absorventes, papel toalha.

Para saber as ruas contempladas com a coleta seletiva e o os dias e horários em que o caminhão passa acesse o link: https://www.alegrete.rs.gov.br/files/cronograma-coleta-seletiva.pdf
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
Vídeo Institucional Alegrete