X
Menu principal
Início
Alegrete
Prefeitura
Órgãos
Serviços
Notícias
Galerias
X
Menu de acessibilidade
Ir para conteúdo [1] Ir para menu [2] Ir para busca [3] A- [4] A+ [5] Alternar contraste [6] Mapa do site [7]
Menu de acessibilidade Ir para conteúdo [1] · Ir para menu [2] · Ir para busca [3] A- [4] · A+ [5] · Alternar contraste [6] · Mapa do site [7]
NOTÍCIAS
07/11/2019
A Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica de Alegrete investigam surto alimentar ocorrido na cidade
O comunicado do surto foi feito através da UPA que, ao detectar a ocorrência de mais de um paciente apresentando sintomas de vômitos, náuseas, diarreia e dor abdominal e observada a ingestão de alimentos provenientes do mesmo local, notificou os órgãos de saúde para que começassem a investigação. Até ontem (6), vinte pessoas provenientes do evento procuraram a UPA.

Houve coleta de material biológico de alguns pacientes para análise no LACEN (Laboratório Central de Saúde Pública). Estão sendo investigados as boas práticas de manipulação e os locais onde foram preparados os alimentos para possível detecção do alimento e micro-organismo causador da intoxicação alimentar. Muitas das pessoas que estiveram no local estão sendo entrevistadas e existem protocolos que precisam ser seguidos na investigação de surto.

No Brasil, de 2009 a 2018, segundo SINAN/Ministério da Saúde, ocorreram 6.809 casos de surtos, onde 643.568 pessoas estiveram expostas, 120.584 ficaram doentes, 16.632 foram hospitalizadas, tendo ocorrido 99 óbitos.

O número de casos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) vem aumentando em todo o mundo, são mais de 250 tipos de DTA no mundo, sendo que a maioria delas são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e outros parasitas.

Fica o alerta aos manipuladores de alimentos sobre a importância das Boas Práticas de Manipulação e da importância de serem observadas as normas sanitárias. Crianças com idade inferior a 5 anos de idade, idosos e pessoas imunodeprimidas podem ser acometidas com sintomas mais graves das DTA. Essas doenças sobrecarregam o Sistema de Saúde de pacientes e dependendo do evento não há estrutura para absorver o grande número de envolvidos.

Um único alimento, por mais inócuo que pareça, pode intoxicar dezenas de pessoas. As Doenças Transmitidas por Alimentos constituem em eventos de Saúde Pública por isso é preciso que os manipuladores de alimentos tenham consciência dos riscos envolvidos.

A Importância da Fiscalização Sanitária

Em uma semana em que foram tão questionadas as ações da fiscalização em estabelecimentos comerciais, um fato como este, triste, mas que ocorre com grande frequência, ressalta a importância das ações fiscalizatórias. Expressões como “nunca deu nada”, “sempre foi assim e tudo bem” precisam ser repensadas pois podem causar grandes danos à população e aos cofres públicos.

Por mais que pareçam excessivas as leis a serem seguidas, elas foram estudadas por especialistas em riscos sanitários e seguem em sua maioria normas internacionais. O consumidor precisa estar atento e exigir produtos inspecionados e com procedência; aos estabelecimentos cabe realizar a manipulação de alimentos dentro das mais rigorosas regras de higiene e normas sanitárias.
Últimas notícias Ver todas notícias

Vídeos
Vídeo Institucional Alegrete

Warning: fopen(contador.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/site/index.php on line 116

Warning: fwrite() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /var/www/html/site/index.php on line 118

Warning: fclose() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /var/www/html/site/index.php on line 119