Projeto “Aula Viva no Museu” transforma o Museu Oswaldo Aranha em sala de aula interativa

O Museu Oswaldo Aranha, em Alegrete, passou a se tornar também uma sala de aula especial com o lançamento do projeto “Aula Viva no Museu”, iniciativa desenvolvida pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, por meio da Diretoria de Cultura, com o objetivo de proporcionar aos estudantes da rede municipal uma experiência educativa fora do ambiente tradicional de ensino.

A proposta consiste em levar os alunos para uma sala de aula itinerante montada dentro do museu, onde podem vivenciar a história de forma prática e interativa, conhecendo o acervo, objetos históricos e episódios marcantes que fazem parte da trajetória da cidade e de personalidades importantes, como Oswaldo Aranha.

Segundo a diretora de Cultura, Vanessa Peres, o projeto busca aproximar os estudantes da história local de forma dinâmica e envolvente.

“Mais do que uma visita, o projeto transforma o museu em um espaço de aprendizado vivo, despertando nos estudantes o interesse pela cultura, pela história local e pela valorização do patrimônio histórico de Alegrete”, destacou.

A primeira aula do projeto foi realizada na tarde desta terça-feira e reuniu 28 alunos do 4º ano do Colégio Raymundo Carvalho. A atividade ocorreu em uma das salas do museu, onde os estudantes participaram de uma aula especial sobre a vida e os feitos de Oswaldo Aranha, além de conhecerem os diferentes ambientes do espaço histórico.

Sob a orientação da professora Bruna Nuenschwender, os alunos exploraram o conteúdo apresentado e, posteriormente, irão desenvolver uma atividade criativa chamada “Museu de Bolso”, na qual produzirão um pequeno material com o resumo da experiência e dos conhecimentos adquiridos durante a visita.

A diretora Vanessa Peres explica que o projeto será realizado todas as terças-feiras, aberto às escolas interessadas em levar turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental para participar da atividade.

As instituições de ensino que desejarem integrar o projeto podem entrar em contato com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer para realizar o agendamento pelo telefone (55) 3120-1121.

Durante a primeira edição do projeto, os estudantes também receberam a visita do prefeito Jesse Trindade, que conversou e interagiu com a turma, fazendo perguntas sobre a vida de Oswaldo Aranha.

As respostas rápidas e seguras demonstraram que os alunos haviam aprendido bem o conteúdo da aula, reforçando o objetivo do projeto de tornar a história mais próxima, interessante e significativa para as novas gerações.

Com iniciativas como o “Aula Viva no Museu”, Alegrete fortalece a valorização da cultura e da memória histórica, transformando o museu em um verdadeiro espaço de aprendizado, descoberta e inspiração para os estudantes.

11/Mar/2026 - 10:23