Projeto de Vida orienta atividades educativas na EMEB Marcelo de Freitas Faraco

Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Marcelo de Freitas Faraco participaram, entre os meses de julho e novembro deste ano, do projeto “Minha Jornada, meu Futuro: juventude da EMEB Marcelo Faraco em preparação de seu Projeto de Vida”. A iniciativa teve como foco a promoção de ações educativas e formativas voltadas à reflexão, ao planejamento do futuro e à construção do projeto de vida dos estudantes.

O projeto foi desenvolvido pela orientadora educacional Patrícia Bragamonte e pelo coordenador pedagógico Márcio da Motta Machado Filho, com o apoio da diretora Jane Maria Carvalho Perosa e da vice-diretora Ariane Gonçalves Machado. A proposta buscou integrar conhecimento e prática, fortalecendo o papel da escola como espaço de orientação, escuta e preparação para os desafios da vida escolar, social e profissional.

A ação está alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que reconhece o projeto de vida como eixo fundamental da formação integral dos estudantes. Nesse contexto, foram promovidos espaços educativos que incentivaram os jovens a refletirem sobre sonhos, escolhas, estudos, responsabilidades e planejamento consciente do futuro.

Ao longo do período de realização, os estudantes participaram de encontros, rodas de conversa, oficinas e palestras com representantes do poder público, instituições, profissionais e entidades parceiras. Entre as atividades, destacam-se a roda de conversa “Sonhar, planejar e realizar”, com a participação do prefeito municipal Jesse Trindade, além de orientações sobre mercado de trabalho, elaboração de currículo, processos seletivos, diferentes áreas profissionais, empreendedorismo juvenil, Programa Jovem Aprendiz, cidadania e participação social.

No início do projeto, os alunos responderam a um formulário para identificar expectativas, interesses e possíveis áreas de atuação profissional. A partir desse diagnóstico, as atividades foram organizadas de forma a ampliar o repertório dos estudantes, estimular o protagonismo juvenil e fortalecer o autoconhecimento.

Na etapa final, foi realizada uma roda de conversa avaliativa, na qual os alunos puderam refletir sobre as aprendizagens adquiridas, as experiências vivenciadas e os impactos do projeto em suas perspectivas em relação ao futuro. As ações contribuíram para a compreensão do projeto de vida como um processo contínuo, construído a partir de escolhas, valores e aprendizagens ao longo do tempo.

A EMEB Marcelo de Freitas Faraco agradece às instituições, órgãos e profissionais parceiros que colaboraram para a realização do projeto e reforça o compromisso da rede municipal de ensino de Alegrete com uma educação pública de qualidade, que valoriza a cidadania, o planejamento do futuro e a formação integral dos estudantes.

16/Dez/2025 - 11:31