Alegrete participa ativamente da 4ª Conferência Estadual LGBTQIA+ e define representantes para etapa nacional

Alegrete marcou presença na 4ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, realizada em Porto Alegre entre os dias 1º e 3 de agosto. O evento, com o tema “Construindo a Política Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”, reuniu representantes para propor diretrizes e compor o Plano Estadual de Promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania da comunidade.

O município foi representado por delegados municipais que atuaram na discussão e formulação de políticas públicas. Entre eles estavam o vereador e líder de governo na Câmara Municipal, João Monteiro, Glênio Peres, representante da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social e demais representantes do Cepers, da Santa Casa e da Sociedade Civil, como: Josie dos Santos Pillar e Maria de Fátima Castro Mulazzani⁠, Flávio Adriano Dapieve Esmolark, ⁠Flávia Oliveira, Francine Zaltron Dias, Júlio Cesar dos Santos Martins Júnior, ⁠Alice Machado Corrêa, ⁠Licurgo Belasgama, ⁠Ana Lúcia Silva Vargas, levando as vozes de Alegrete.

Um destaque especial para a comunidade alegretense foi a eleição de Flávia Oliveira, presidente da Associação dos Surdos de Alegrete, professora de Libras e estagiária da turma EJA Bilíngue Libras/Português, como Delegada Estadual na categoria Organização Civil. Ao lado do vereador João Monteiro, que foi eleito Delegado Estadual na categoria Governo, ambos terão a importante missão de representar Alegrete, o Rio Grande do Sul e a Comunidade Surda na 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, que ocorrerá em Brasília/DF de 21 a 25 de outubro de 2025.

A participação e as conquistas em Alegrete reforçam o compromisso do município com a promoção da inclusão, da diversidade e o respeito aos direitos da comunidade LGBTQIA+.

05/Ago/2025 - 12:13