Alegrete participa ativamente da 4ª Conferência Estadual LGBTQIA+ e define representantes para etapa nacional
Alegrete marcou presença na 4ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, realizada em Porto Alegre entre os dias 1º e 3 de agosto. O evento, com o tema “Construindo a Política Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”, reuniu representantes para propor diretrizes e compor o Plano Estadual de Promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania da comunidade.
O município foi representado por delegados municipais que atuaram na discussão e formulação de políticas públicas. Entre eles estavam o vereador e líder de governo na Câmara Municipal, João Monteiro, Glênio Peres, representante da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social e demais representantes do Cepers, da Santa Casa e da Sociedade Civil, como: Josie dos Santos Pillar e Maria de Fátima Castro Mulazzani, Flávio Adriano Dapieve Esmolark, Flávia Oliveira, Francine Zaltron Dias, Júlio Cesar dos Santos Martins Júnior, Alice Machado Corrêa, Licurgo Belasgama, Ana Lúcia Silva Vargas, levando as vozes de Alegrete.
Um destaque especial para a comunidade alegretense foi a eleição de Flávia Oliveira, presidente da Associação dos Surdos de Alegrete, professora de Libras e estagiária da turma EJA Bilíngue Libras/Português, como Delegada Estadual na categoria Organização Civil. Ao lado do vereador João Monteiro, que foi eleito Delegado Estadual na categoria Governo, ambos terão a importante missão de representar Alegrete, o Rio Grande do Sul e a Comunidade Surda na 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, que ocorrerá em Brasília/DF de 21 a 25 de outubro de 2025.
A participação e as conquistas em Alegrete reforçam o compromisso do município com a promoção da inclusão, da diversidade e o respeito aos direitos da comunidade LGBTQIA+.