Menu horizontal e vertical


CAPSi CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
INFANTO-JUVENIL - RITA BARRAGANA VAUCHER



CAPSi

O QUE É

O Capsi é um serviço comunitário ambulatorial que toma para si a responsabilidade de cuidar de crianças e adolescentes com transtornos mentais, em especial os transtornos severos e persistentes, no seu território de abrangência.

Estão incluídos nessa categoria crianças e adolescentes com idade entre 0 a 18 anos portadores de autismo, psicoses, neuroses graves e todos aqueles que, por sua condição psíquica, estão impossibilitados ou estabelecer laços sociais.

O CAPSi de Alegrete atende também crianças e adolescentes com problemas sérios de aprendizagem, transtornos de conduta, transtornos do desenvolvimento, e casos de depressão, ansiedade e fobias infantis, e outras formas de sofrimento psíquico.

Compete ao CAPSi parcerias necessárias com a rede de saúde, educação e assistência social ligadas ao cuidado da população infanto-juvenil.

Formas de encaminhamentos

Os encaminhamentos são realizados através de procura familiar, encaminhamento escolar, indicação médica, e também através do Conselho Tutelar, Ministério Público, Vara da Infância e da Juventude. Ou seja, todos os que procurarem algum tipo de ajuda junto ao CAPSi são acolhidos.

Tipos de atendimentos realizados

No CAPSi Alegrete são realizadas acolhidas através da equipe multiprofissional, que avalia a gravidade de cada caso realizando os encaminhamentos para as diversas especialidades, como: atendimento psiquiátrico, psicológico, fonoaudiológico, psicopedagógico, fisioterápico, oficinas pedagógicas, oficinas expressivas, grupo de familiares, grupos de orientação, apoio de enfermagem, orientação escolar, e outros.

Os atendimentos são realizados em sistema não-intensivo, semi-intensivo, e intensivo, conforme a necessidade de cada caso, onde são utilizados também os recursos disponíveis na rede pública e na comunidade.

Qual o objetivo geral do Caps Infanto Juvenil?

O objetivo do Caps é proporcionar a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes de nossa comunidade, visando a prevenção e tratamento de transtornos mentais e distúrbios da comunicação. No Capsi, desenvolvemos atenção à saúde mental, seguindo as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS): Integralidade,Intersetorialidade,Indisciplinarie-dade,humanização do atendimento, universalidade e resolutividade .

Quais os Atendimentos Oferecidos no Capsi?

-Acolhida ou triagem;

-Psicoterapia Individual ou Grupal;

Atendimentos:

-Psicopedagógico, Neurológico, Fonoaudiológico, Psiquiátrico, Enfermagem.

-Oficinas Terapêuticas;

-Assessoria as Escolas;

-Visitas Domiciliares e hospitalares;

-Atenção à família;

-Ações junto ao Conselho Tutelar, Assistência Social, e Justiça.

De acordo com a portaria MS 336 de 19/02/02, a assistência prestada ao paciente no CAPSi, inclui as seguintes atividades:

• Atendimento individual (medicamentos, psicoterápico, de orientação, entre outros);

• Atendimento em grupos (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outros);

• Atendimento em oficinas terapêuticas executadas por profissional de nível superior ou nível médio;

• Visitas e atendimentos domiciliares;

• Atendimento à família;

• Atividades comunitárias enfocando a integração da criança e do adolescente na família, na escola, na comunidade ou quaisquer outras formas de inserção social;

• Desenvolvimento de ações intersetoriais, principalmente com as áreas de assistência social, educação e justiça;

• Os pacientes assistidos em um turno (4 horas) receberão uma refeição diária, os assistidos em dois turnos (8 horas) receberão duas refeições diárias.

Local e Horário de Funcionamento

CAPSi localiza-se no bairro Ibirapuitã, rua Ciro Leães, 38.

E funciona de 2ª a 6ª feira das 07h00min às 18h00min, sem fechar ao meio dia.

Atendimento

Fonoaudiologia

No CAPSi a fonoaudiologia direciona seus atendimentos à crianças e adolescentes que apresentam, alterações de linguagem ( falada / escrita ), motricidade oral, voz, entre outras demandas fonoaudiológicas, desde que associadas a uma comorbidade, como transtornos de ordem psicológica e ou psiquiátrica entre outros.

Os atendimentos se organizam da seguinte forma:

-INDIVIDUAIS: crianças que demandam estimulação direta de OFA ( órgãos fonoarticulatórios ), sem autonomia para realizá-los, além da necessidade de um vínculo com pais e terapeuta para que a terapia seja efetiva.

-DUPLA: crianças com alterações de linguagem e outra associada que conseguem interagir com outras crianças.

-TRIO: para crianças com nível cognitivo e de linguagem em melhores condições, que conseguem dentro deste grupo se apropriar da terapia satisfatoriamente.

O agrupamento em dupla e / ou trio, leva em consideração não a patologia apresentada, mas a diversidade para que possa existir a troca. São condições para o agrupamento, idade e grau de autonomia.

Faz parte da dinâmica dos atendimentos a seguinte seqüência mensal, 03 atendimentos com a criança e 01 atendimento com a família, tornando a mesma mais próxima dos progressos e dificuldades.

Crianças em atendimento Fonoaudiológico : 30 por semana - totalizando 120 mês.

Avaliações: 02 semana – 08 mês

Lista de espera: 21 crianças

Atendimento

Atendimento Psicoterapedagógico
Oficinas pedagógicas

Objetivos:

-Observar constantemente o desenvolvimento e a atividade motora apresentada pelas crianças através de diagnósticos e avaliações constantes das áreas a serem trabalhadas, bem como, dos avanços até então realizados.

- Manter o estreitamento de laços e comunicação com os pais e/ou responsáveis pela criança, assim como, observância permanente no que diz respeito à estrutura fisiológica, funções cognitivas, influência do ambiente social onde a criança se encontra inserida, expressões de fatores emocionais e afetivos.

- Dispor de diversificado material e riqueza de contextos alfabetizadores, habilitados em estimular a expressividade motora, o jogo simbólico, o prazer de pensar, contrastar, classificar, manifestar as emoções de seu mundo interior, levando a criança à experimentação e elaboração de conceitos sobre si e o ambiente ao redor;

- Facilitar o relacionamento interpessoal entre os integrantes dos grupos de oficinas, assim como, o vínculo afetivo com os profissionais responsáveis pelos atendimentos.

- Promover o gosto pela leitura, inclusive local, proporcionando inúmeras vivências nesses campos. A partir daí, ampliar os conhecimentos sobre a vida e obra de diferentes autores.

Características:


• Atualmente, as oficinas psicopedagógicas estão sendo oferecidas em ambos os turnos de funcionamento do CAPSi.

• Atendem oitenta e sete pacientes, divididos entre vinte e seis grupos de oficinas e dois horários destinados a atendimentos individuais.

• Realizada por Catiuscia Hoch e Gislaine Barros acadêmicas de Pedagogia.

• Supervisão: Psicopedagoga Judete Dorneles.

Atendimento

Psicologia

Psicoterapia Individual


O objetivo da psicoterapia individual é dar suporte as crianças/adolescentes com algum transtorno emocional e portadoras de intenso sofrimento psíquico. Através desses atendimentos, tenta-se amenizar esse sofrimento e estruturar esse paciente para que consiga ter um melhor desenvolvimento.

Total de atendimentos: 31 semanal.

Lista de Espera: 10 crianças

Psicoterapia de grupo
O objetivo da psicoterapia de grupo é dar suporte as crianças/adolescentes com algum transtorno emocional e portadoras de intenso sofrimento psíquico. Através da interação com outros pacientes com a mesma problemática, usando técnicas psicoterápicas, tenta-se amenizar esse sofrimento e estruturar esse paciente para que consiga ter um melhor desenvolvimento.

Total de atendimentos: 57 crianças semanal

Lista de Espera: 10 crianças

Avaliação Psicológica

O objetivo das avaliações psicológicas é acolher crianças e adolescentes, sob o olhar da psicologia, no intuito de direciona-las ao devido tratamento. Nestas avaliações são dadas orientações aos pais para que procedam de forma adequada com seus filhos e informações sobre a sua problemática. No final da avaliação, o paciente é indicado, conforme sua necessidade, para um ou mais atendimentos oferecidos pelo CAPS I.

Total de atendimentos: 26 (semanal)

Lista de Espera: 34 crianças


Orientação aos Pais


O objetivo do trabalho desenvolvido com os pais é proporcionar suporte emocional à família, informando sobre sua problemática e o manejo adequado para esse paciente.

As orientações são realizadas individualmente e em grupo.

Total de atendimentos: 12 pais (semanal)

Atendimento

Atendimento Psiquiátrico


Acompanhamento do médico para tratamento de medicamentos e avaliação duas vezes na semana com 14 atendimentos diários.

Atendimento de Enfermagem

Administração, supervisão e orientação no tratamento medicamentos.
- Orientação aos familiares
- Grupo de TDAH
- SEDI (Estimulação Global)

Atendimento

Atendimento Intensivo

Conjunto de atendimentos diários desenvolvidos individualmente e ou em grupos, por equipe multiprofissional especializada em saúde mental, não necessariamente nos dois turnos dia, ou mesmo todos os dias, com máximo de 22 procedimentos/paciente/mês. Máximo 25 pacientes/mês, com os seguintes diagnósticos:

Transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de álcool, opiáceos, canabinóides, sedativos e hipnóticos, cocaína, outros estimulantes, inclusive a cafeína, alucinógenos, fumo, solventes voláteis, múltiplas drogas e uso de outras substâncias psicoativas – uso nocivo para a saúde, síndrome de dependência, transtorno psicótico.

-Esquizofrenia

-Transtorno esquizotípico

-Transtorno delirante

-Transtorno psicótico agudo polimorfo, sem sintomas esquizofrênicos

-Transtorno esquizoafetivo do tipo maníaco

-Outros transtornos psicóticos não orgânicos

-Psicose não orgânica não especificada

-Hipomania

-Transtorno afetivo bipola

-Episódio depressivo leve

-Transtorno depressivo recorrente.

-Transtorno do humor(afetivo) não especificado.

-Agorafobia

-Transtorno de pânico

-Reacão Aguda ao “stress”

-Amnésia dissociativa

-Neurastenia

-Retardo mental leve, moderado, grave

-Autismo infantil

-Tique transitório

Atendimento

Atendimento Semi-Intensivo

Conjunto de freqüentes atendimentos, desenvolvidos individualmente e/ou em grupos, por equipe multiprofissional especializada em saúde mental, no máximo 12 procedimentos/paciente/mês e um número de 50 pacientes/mês, com os seguintes diagnósticos:

-Transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de álcool, opiáceos, canabinóides,
sedativos e hipnóticos, cocaína, outros estimulantes, inclusive a cafeína, alucinógenos, fumo, solventes voláteis, múltiplas drogas e uso de outras substâncias psicoativas – uso nocivo para a saúde, síndrome de dependência, transtorno psicótico.

-Esquizofrenia

-Transtorno esquizotípico

-Transtorno delirante

-Transtorno psicótico agudo polimorfo, sem sintomas esquizofrênicos

-Transtorno esquizoafetivo do tipo maníaco

-Outros transtornos psicóticos não orgânicos

-Psicose não orgânica não especificada

-Hipomania

-Transtorno afetivo bipolar

-Episódio depressivo leve

-Transtorno depressivo recorrente

-Ciclotimia

-Outros transtornos do humor(afetivos) isolados

-Transtorno do humor (afetivo) não especificado

-Agorafobia

-Transtorno de pânico

-Reacão aguda ao stress

-Amnésia dissociativa

-Transtorno de somatização

-Neurastenia

-Anorexia nervosa

-Retardo mental leve, moderado, grave

-Transtornos do desenvolvimento psicológico

-Autismo infantil

-Disturbio da atividade e da atenção

-Distúrbio de conduta restrito ao contexto familiar

-Transtorno ligado a angustia da separação

-Mutismo eletivo

-Tique transitório.

Atendimento

Atendimento Não Intensivo


Consiste no conjunto de atendimentos quinzenais/mensais, desenvolvidos individualmente e ou em grupos, por equipe multiprofissional especializada em saúde mental; máximo 03 procedimentos/paciente/mês. Máximo 80 pacientes/mês.


 


 


.


Informativo RPPS Janeiro 2010




Prefeitura Municipal de Alegrete
DEPCOM - Departamento de Comunicação
alegretecidadedagente@gmail.com
Endereço: Major João Cezimbra Jaques, 200 Bairro: Assunpção CEP: 97543-390
Sábado, 20 de Março de 2010